Como falar e melhorar sua conversação em inglês de forma criativa

Será que a arte pode lhe ajudar a descobrir um novo idioma? Ensinar um pouco sobre como falar em inglês? Veja HQs, séries e filmes para aprender a língua

Por: Redação | Comunicar erro

Aprender inglês é quase uma necessidade básica hoje em dia. Mas você não precisa resumir seus estudos às aulas de um curso ou dos livros.

Como falar em inglês de forma ainda mais divertida? Isso é possível?

Sim, é! E você não precisa ter grana para fazer um intercâmbio. Também é possível mergulhar em outras culturas sem sair do sofá.

Descubra, por exemplo, uma ótima lista de séries, filmes e HQs que ajudam no entendimento e fixação do idioma!

As séries mais legais para melhorar sua conversação em inglês

Há diversas outras formas, além de fazer cursos e assistir a videoaulas, para fixar e aprimorar a língua. Você pode gostar das HQs. Mas assistir séries de TV também podem ser um exercício divertido e que auxilia bastante no aprendizado.

Para isso, conversamos com quatro professores de inglês, os quais falaram as suas séries preferidas. Ou quais seriam as que indicam para seus alunos.

“Recomendo séries em inglês há tempos. Partindo da minha própria experiência, quando ainda não era fluente, conto para eles como eu estudava através de séries: assistia ao mesmo episódio três vezes, a primeira vez com legendas em português, a segunda com legendas em inglês e por último sem legendas”, conta Rachel Bardy.

Séries em inglês

Para começar, a unanimidade entre os teachers foi “Friends”, a sitcom americana de maior sucesso.

“Além de ser descontraída, cada episódio é curto, possibilitando que o aluno assista mais de uma vez. Com Friends, dá para praticar a compreensão auditiva e conhecer gírias e outras expressões idiomáticas”, explica Bruna Caltabiano.

Já Narayhana Pereira sugere também as comédias “How I Met Your Mother” e “New Girl” para os iniciantes. Se o seu inglês é de nível intermediário ou avançado, uma das séries que ela recomenda é “Mad Men”, que traz um vocabulário mais específico.

Rachel destaca que as séries te expõem a um sotaque por mais tempo e torna familiar a entonação de alguns personagens.

Ela indicou, ainda, outras quatro séries que podem ser vistas na Netflix: o terror de “American Horror Story”, passando por zumbis de “The Walking Dead” e as séries médicas como “House” e “Grey’s Anatomy”.

Inglês com séries

Para Walter Velasquez as séries cômicas têm diálogos mais funcionais e por isso são as mais indicadas. Estão na lista “Eu, a Patroa e as Crianças” e “Todo Mundo Odeia o Chris”.

“Vale lembrar que não existe um modelo ou um padrão para aprender inglês vendo séries”, ressalta Narayhana. O importante é compreender o contexto e, claro, se divertir com os programas.

Além dessas que apresentamos acima, quais séries você gosta de assistir para treinar o inglês?

5 filmes de diferentes países para você treinar os sotaques em inglês

Tirar uma tarde para uma maratona no Netflix, por exemplo, é uma maneira agradável de aumentar o contato com a língua e praticar o listening. Entretanto, um aspecto importante no aprendizado ainda precisa de atenção: os diferentes sotaques.

Ouvidos destreinados podem prejudicar a compreensão durante uma conversa.

Assim como o português, o inglês vai muito além de uma só nacionalidade. Pensando nisso, o Cambly, aplicativo que permite selecionar e conversar com tutores nativos no mundo todo, preparou uma lista de cinco filmes que fogem do contexto americano para treinar os seus ouvidos.

Confira abaixo as dicas para entender como falar em inglês em diferentes sotaques:

1. Samba (França/Inglaterra)

Com atores originalmente franceses, “Samba” faz um misto de idiomas de modo leve e fluído. Com um inglês inevitavelmente carregado de sotaques, o filme conta a história de Samba (Omar Sy), que vive à custa de pequenos empregos para manter sua ilegalidade na França. O que já dura dez anos.

Filme Samba

Ele conta com a ajuda da assistente social Alice (Charlotte Gainsbourg, musa de Lars Von Trier), que tenta legalizar sua situação. Com fotografia e produção francesa, o filme traz também um toque inglês, já que ambos os atores foram criados no Reino Unido.

2. Mad Max (Austrália)

O filme que já está em sua terceira versão, originalmente deixou os produtores em dúvida se seria totalmente compreendido. E a dúvida não estava no roteiro, mas sim no sotaque.

Filme Mad Max

Radicado na Austrália, Mel Gibson foi Max, o guerreiro solitário, que vive em uma aldeia pós-apocalíptica, onde se compete com a vida por água, gasolina e petróleo.

Foi cogitado que o ator fosse dublado por causa de seu forte acento. Por fim, o filme foi comercializado com a voz original de Gibson.

3. P.S. Eu Te Amo (Irlanda)

Considerado um dos filmes mais marcantes dos anos 2000, “P.S. Eu Te Amo” introduziu Gerard Butler e seu sotaque irlandês em Hollywood. Com o carregado inglês nativo do país, o romance conta a história do casal Holly (Hilary Swank) e Gerry, vivido por Butler.

Filme I love you

Sem aviso prévio, Gerry morre de uma doença que escondeu durante anos. Para incentivar a esposa a continuar a vida, ele deixa cartas e presentes programados durante um ano. O que inclui uma viagem à Irlanda, com direito a muita variação de sotaque e visitas a pontos turísticos.

4. O Diário de Bridget Jones (Inglaterra)

Com bons (e maus) costumes britânicos, o filme é um grande banquete de tradição para quem deseja um mergulho muito além da língua nativa.

Cansada da solteirice, aos 32 anos, Bridget (Renée Zellweger) decide que é hora de tomar o controle da própria vida. E inicia um diário, no qual cada página sempre começa com seu peso e quantos cigarros fumou na noite anterior.

Filme Diario de Bridget Jones

O filme é uma boa pedida para conhecer costumes ingleses, pontos turísticos e muita música britânica.

5. Coração Valente (Escócia)

Passado na Escócia antiga, especificamente no século XIII, Mel Gibson, dessa vez, teve que fazer muitas adaptações em seu sotaque australiano. William Wallace, guerreiro que jura vingança após o brutal assassinato da mulher, arma uma rebelião entre a Escócia e o Rei inglês Edward I.

Filme Coração Valente

O sotaque escocês foi treinado junto a membros da família real escocesa, que também atuaram como figurantes nas cenas de guerra.

5 quadrinhos que vão te ajudar a aprimorar seu inglês

Grandes produções cinematográficas, como a Mulher Maravilha e Capitão América, vieram dos quadrinhos. Esses desenhos que encantam não só o público geek, mas pessoas de todas as idades, podem ser grandes aliados para aprender e aperfeiçoar o inglês.

Pensando nisso, a especialista em educação de idiomas, a CEO da rede Minds, Leiza Oliveira, implantou nas mais de 70 escolas de inglês que administra, o aprendizado do idioma através dos quadrinhos.

Abaixo estão os cinco principais que ela utiliza na sala de aula, com o intuito de ajudar jovens e adultos a aprimorarem o inglês. Confira:

1. A volta do cavaleiro das trevas

O Cavaleiro das Trevas foi lançado em outubro de 1986. O personagem de Frank Miller é um clássico e pode ajudar muitos estudantes a melhorarem o seu inglês. Isto porque Miller insere bastante conteúdo em suas páginas.

Em geral, os quadrinistas montam páginas com até nove quadros de conteúdo. Porém, o autor coloca 16 por página. Além disso, fez a primeira série do Cavaleiro das Trevas na Guerra Fria. Sendo assim, o aluno aprende também sobre esse fase da história em inglês.

A segunda série só foi lançada em 2001/2002. Já a terceira começou em 2016 nos EUA.

2. A saga do Monstro do pântano

A obra que conta com arte de Bissete, Veitch e Woch e roteiro de Alan Moore trata de temas em que a sociedade está inserida, em cenários como, por exemplo, poluição nuclear, racismo e injustiças sociais. Além de discutir o fator espiritual e a incerteza do futuro.
A linguagem do gibi chama a atenção. Apesar de tratar de assuntos intricados, ter um ritmo leve e captar a atenção do leitor, o que facilita no aprendizado do idioma.

3. Os 300 de Esparta

Frank Miller também assina essa Graphic Novel que, apesar de não ser fiel à história, faz várias menções da desavença entre Atenas e Esparta. Além de retratar a Batalha de Termópilas.
A clássica trama conta com uma beleza gráfica única. Traz diálogos bem construídos, que facilitam o aprendizado do inglês.

4. Guerra Civil

Na saga da primeira década dos anos 2000, Mark Millar trata com maestria da rixa entre o Capitão América, que defende a liberdade, e o Homem de Ferro, que usa de vários meios para ganhar essa batalha e concorda com a intervenção estatal.

Na obra são debatidos diversos temas, principalmente sobre o papel dos super-heróis na sociedade.

Steve McNiven passa nas imagens as emoções dos personagens de forma impactante e os diálogos bem arquitetados construídos por Millar ajudam o aluno a se aprofundar no universo Marvel e ao mesmo tempo melhorar seu aprendizado do inglês.

5. Pequenos Guardiões

A história em quadrinhos de David Petersen, que chegou ao Brasil em 2008, já chamou a atenção dos EUA desde quando foi criada em 2006.

Mouse Guard conta com seis edições voltadas para o público infantojuvenil e é uma boa opção para o aprendizado do inglês de quem está o nível intermediário.

Além de ampliar os vocábulos dos estudantes, a HQ trata de temas como medo, noção de coletivo e traz o leitor para “dentro” da narrativa, mostrando ratinhos que tentam “sair da sua civilização”.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
2
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
3
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
4
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …
5
04:12
Netflix: ‘The Family- Democracia Ameaçada’ revela grupo secreto
A minissérie "The Family: Democracia Ameaçada", que pode ser vista na Netflix, mostra questões que te farão pensar em uma …
6
02:29
Operação Lava Jato ignora repasse suspeito de Paulo Guedes
Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a Operação Lava Jato poupou o ministro da Economia, …
7
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
8
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …