Como lidar com filhos na pré-adolescência?

A criação dos filhos requer cuidado e atenção, especialmente em alguns períodos do amadurecimento

A pré-adolescência é uma fase que costuma desafiar pais e responsáveis na criação dos filhos. Nesse período, os jovens podem se tornar mais rebeldes e resistir às regras impostas pelos adultos. Mas como lidar com essas questões e garantir que seu filho passe por esse momento importante da melhor forma possível?

Conhecer as questões que surgem nessa fase é fundamental para garantir uma convivência saudável com seu filho e ajudá-lo a se desenvolver de forma plena. Por isso, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reuniu algumas sugestões e esclarecimentos sobre esse período da vida.

Como lidar com filhos na pré-adolescência?
Créditos: Monstera/Pexels
Como lidar com filhos na pré-adolescência?

Abaixo, descubra como apoiá-lo e guiá-lo durante a pré-adolescência para que ele se desenvolva de forma saudável e equilibrada.

Quais são as principais características da fase de pré-adolescência?

A pré-adolescência costuma iniciar com a puberdade, que tende a acontecer por volta dos 10 ou 11 anos de idade, nas meninas, e entre os 11 e 12 anos, nos meninos, mas isso não é regra. Durante esse momento, é possível notar diferentes mudanças em suas vidas.

Mudanças corporais:

  • crescimento de pelos nos órgãos genitais e nas axilas;
  • menarca (primeira menstruação das meninas, que costuma acontecer por volta dos 12 anos);
  • “estirão do crescimento” (quando o pré-adolescente cresce rapidamente em poucos meses);
  • aumento dos testículos, nos meninos, e desenvolvimento das mamas, nas meninas.
  • mudanças comportamentais:
  • têm ansiedade e curiosidade sobre diversos assuntos;
  • são por vezes “julgados” por amigos e colegas, principalmente, em relação à forma de se vestir e à aparência;
  • tornam-se egocêntricos e pensam muito em si mesmos;
  • gostam de ficar sozinhos no quarto, ouvindo música etc.;
  • começam a manter segredos;
  • mudam a forma como se vestem para se conhecerem melhor e se encaixarem nos grupos de amigos;
  • são dramáticos.

Como lidar com os problemas comuns dos filhos na pré-adolescência?

Como você pode perceber no tópico anterior, existem inúmeros desafios que os pais precisam enfrentar com os filhos na pré-adolescência. Pensando em ajudar nesse processo, listamos, a seguir, algumas formas de lidar com os problemas comuns nessa fase da vida. Vamos conferir?

A criação dos filhos requer cuidado e atenção, especialmente em alguns períodos do amadurecimento
Créditos: Monstera/Pexels
A criação dos filhos requer cuidado e atenção, especialmente em alguns períodos do amadurecimento

Invista no diálogo

A primeira dica para lidar com filhos na pré-adolescência é manter um bom diálogo com eles. É importante que os familiares mantenham conversas diárias com seus filhos para saberem como está sua vida, se há algo que os está afligindo ou se estão passando por algum problema na escola ou com os amigos, por exemplo.

Quando os pais se aproximam mais dos pré-adolescentes e buscam saber como foi o seu dia a dia, é possível criar um elo familiar cada vez mais forte. Da mesma forma, eles se sentirão mais à vontade para expor os seus sentimentos, angústias e frustrações. Também perceberão que há abertura para pedir ajuda nos momentos de dificuldade.

Passe tempo junto deles

Você já parou para pensar no tempo que passa junto dos seus filhos? Desde a primeira infância, as crianças começam a sentir a ausência dos pais, quando estes não se fazem efetivamente presentes em suas vidas.

Isso passa a ser sentido com mais frequência ainda quando eles estão na pré-adolescência. Nesse momento, muitos já começam a fazer questionamentos sobre por que os familiares não lhes dão a devida atenção de que tanto necessitam.

Mesmo que você tenha uma vida corrida, com o trabalho e diversos afazeres diários, é importante que reserve um tempo para estar com o pré-adolescente. Durante o fim de semana, por exemplo, poderá fazer um passeio em família, curtir um show da banda favorita dele etc.

Quando você consegue manter esse contato, muitos problemas tendem a ser minimizados e o amor em família se fortalece.

Imponha limites quando necessário

Sabemos que os pais devem ser sempre os melhores amigos dos seus filhos, mas isso não significa que eles deixam de ser responsáveis pela educação das crianças e jovens. Pelo contrário, uma coisa não anula a outra.

Para que haja uma sintonia completa, é preciso que você também saiba impor limites, sempre que for necessário. É preciso que os jovens respeitem as decisões das pessoas responsáveis pela sua criação. Afinal, um bom pai e uma boa mãe querem sempre o melhor para o seu filho e vão fazer de tudo para ajudá-lo a ser um ser humano íntegro e responsável.

Respeite os sentimentos do seu filho

O ser humano é dotado de sentimentos, e quem tem filho na pré-adolescência já deve ter percebido que, nessa fase, tais emoções tendem a ficar ainda mais afloradas. Tudo ou é “8 ou 80”, ou seja, pode haver momentos em que ele esteja muito feliz e, outros em que ele se sinta extremamente infeliz, frustrado ou até com raiva.

Por isso, não leve tudo tão a sério. Mesmo que esteja sob forte estresse, tente compreender e respeitar os sentimentos dos seus filhos. A pré-adolescência é só uma fase e os familiares precisam estar preparados para lidar com esse momento da melhor forma possível.

Evite comentários excessivos sobre a sua aparência

A pré-adolescência também é um momento de mudanças no corpo, devido à liberação de hormônios. Por isso, é comum surgirem acnes no rosto, mudança no tom de voz, pelos no corpo, entre outros.

Descubra como apoiar os filhos durante a pré-adolescência para que eles se desenvolvam de forma saudável e equilibrada
Créditos: Monstera/Pexels
Descubra como apoiar os filhos durante a pré-adolescência para que eles se desenvolvam de forma saudável e equilibrada

Esses fatores fazem com que muitas pessoas tenham uma mudança drástica na aparência, mas é preciso que você não dê tanta ênfase na hora de fazer os comentários. Isso pode constranger o seu filho e fazer com que ele fique com pensamentos negativos. É importante agir com naturalidade e sem espantos.

Conhecer melhor cada fase dos filhos na pré-adolescência é fundamental para conseguir lidar melhor com eles. Mas não se esqueça de que, independentemente do momento que esteja passando, você deve apoiá-los e repreender, quando necessário.

Ao seguir todas as orientações que listamos ao longo do artigo, será mais fácil manter um bom clima familiar. Quer saber mais sobre a educação das crianças? Acesse o blog Novos Alunos e descubra!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube. Você também pode assinar a newsletter para receber conteúdo por e-mail.