Últimas notícias:

Loading...

Itaú Cultural lança plataforma com cursos gratuitos

A Escola Itaú Cultural estreia com cinco cursos livres, três deles requerem inscrição prévia

Por: Redação
Ouça este conteúdo

A plataforma Escola Itaú Cultural começa a oferecer gratuitamente cursos on-line de diferentes modalidades e de forma permanente. Em sua estreia, serão cinco cursos livres, sendo que três deles necessitam de inscrição até 7 de novembro.

Cursos online
Crédito: IStockItaú Cultural lança da plataforma com cursos gratuitos

Os três cursos com inscrição até dia 7 são: “Introdução ao Teatro Essencial”, de Denise Stoklos, “Mediação Cultural Contemporânea”, que revisita os paradigmas da mediação na cultura e debate as práticas contemporâneas, e “Entreolhares: Arte e Algoritmo Como Usar o Processamento Digital na Criação de Poéticas?”.

Sem necessidade de se inscrever, a plataforma terá: “Constelação das Artes: Histórias da Música e Sonoridades Brasileiras”, que acompanha a construção da ideia de identidade nacional por meio da música, e “Constelação das Artes: História do Brasil em 12 ingredientes e 1 dose”, que trata da história gastronômica brasileira.

Escola Itaú Cultural proporcionará cursos nos formatos a distância e híbridos –que misturam aulas em ambientes digitais e presenciais–, além de autoformativos, pós-graduação e cursos de extensão e livres.

Para obter o certificado, o estudante deve frequentar ao menos 75% das aulas.

Crédito: Getty ImagesEscola Itaú Cultural começa a oferecer gratuitamente cursos on-line de diferentes modalidades e de forma permanente

Abaixo, veja os primeiros cursos que foram divulgados pela assessoria da instituição:

Novos cursos da Escola Itaú Cultural

Introdução ao Teatro Essencial I EAD trabalha sobre o método criado por Denise Stoklos – atriz, diretora, escritora, coreógrafa e professora que, ao longo dos seus 52 anos de carreira nas artes cênicas, tem desenvolvido obras autorais de sucesso. Este curso livre é ministrado por ela própria e tem inscrições abertas de 3 a 7 de novembro e aulas de 16 do mesmo mês a 18 de dezembro.

Também com inscrições abertas no mesmo período e com aulas de 26 de novembro a 15 de dezembro, Mediação Cultural Contemporânea revisita os paradigmas da mediação cultural, além de compartilhar e debater práticas contemporâneas dessa área e as problemáticas que envolvem o educador em diferentes contextos.

Entreolhares: Arte e Algoritmo Como usar o processamento digital na criação de poéticas?  tem aulas  ministradas pelas artistas brasileiras de arte e tecnologia Rejane Cantoni e Regina Silveira, Laurent Mignonneau, artistas multimídia, pesquisadores e pioneiros da arte interativa. Ruairi Glynn, diretor do Interactive Architecture Lab, na Bartlett School of Architecture, em Londres e Marcos Cuzziol, gerente do Núcleo Observatório do Itaú Cultural. Eles fazem uma reflexão sobre o passado e o futuro das artes computacionais, em debates com artistas nacionais e internacionais. O curso é livre, com necessidade de inscrição de de 3 a 7 de novembro. No dia 11, serão divulgados os selecionados e as sessões acontecem de 16 a 25 do mesmo mês.

Mais um curso livre, também a partir de 24 de novembro, Constelação das Artes: Histórias da Música e Sonoridades Brasileiras, traça um panorama histórico da música do Brasil, que acompanha a construção da ideia de identidade nacional no decorrer das épocas.

Constelação das Artes: História do Brasil em 12 Ingredientes e 1 Dose trata da formação de várias culinárias no território brasileiro. A partir dos ingredientes das receitas – e de suas referências históricas, artísticas e literárias –, ele busca compreender as práticas culturais da alimentação. Este curso é livre, sem necessidade de inscrição e disponível a partir de 24 de novembro.

Compartilhe: