Últimas notícias:

Loading...

Aprenda línguas orientais em cursos gratuitos on-line

Com dedicação, é possível dar os primeiros passos nos idiomas japonês, coreano e chinês

Por: Redação

As culturas japonesa, coreana e chinesa estão cada vez mais presentes no Ocidente. Seja em músicas, filmes, desenhos, bens de consumo ou comidas, o convívio com esses produtos culturais atiça a curiosidade sobre essas nações orientais.

Aprenda línguas orientais em cursos gratuitos on-line
Crédito: StartupStockPhotos/Pixabay Aprenda línguas orientais em cursos gratuitos on-line

Para conhecer melhor, há dezenas de cursos gratuitos on-line desses idiomas para iniciantes. Abaixo, separamos alguns deles. Veja:

Japonês

A NHK World, emissora pública do Japão, oferece um curso de japonês on-line e totalmente gratuito. Todo o material está reunido neste site e não precisa de inscrição ou cadastro para acessar os exercícios.

A plataforma disponibiliza histórias em áudio e ilustrações para o aluno aprender a gramática básica e expressões úteis da língua japonesa. Além disso, o áudio e os textos de cada lição podem ser baixados de graça.

Aprenda línguas orientais em cursos gratuitos on-line
Crédito: Nick115/PixabayAprenda línguas orientais em cursos gratuitos on-line

A língua japonesa possui três tipos de escrita: o Hiragana, o Katakana e o Kanji. O Hiragana e o Katakana são símbolos fonéticos, e cada caractere representa uma sílaba. O site traz uma página em que é possível clicar em cima da cada símbolo e ouvir sua pronúncia.

Para quem quer pílulas rápidas do idioma, vale conferir canal no YouTube como “Eu falo japonês!”. Além da língua, Monica Velozo também apresenta outros aspectos da cultura japonesa.

Coreano

Do K-Pop à série “Round 6”, a Coreia do Sul tem se destacado muito entre os países orientais. A plataforma Kultivi lançou recentemente um curso gratuito e exclusivo de coreano. Para participar, basta fazer a inscrição no site e ter vontade de aprender.

Aprenda línguas orientais em cursos gratuitos on-line
Crédito: Tranmautritam/PexelsPalácio Gyeongbokgung, Coreia Do Sul

O certificado de conclusão do curso introdutório estará disponível quando o estudante conclui todas as aulas publicadas na plataforma digital.

O curso de idioma é ministrado pela professora Ara Cho, brasileira filha de coreanos e especialista em tradução.

Chinês

O Instituto Confúcio na Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) oferece curso de chinês gratuito para estudantes de escolas públicas do estado de São Paulo.

Com dedicação, é possível dar os primeiros passos nos idiomas orientais: japonês, coreano ou chinês
Crédito: Magda Ehlers/PexelsCom dedicação, é possível dar os primeiros passos nos idiomas japonês, coreano ou chinês

Além do ensino da língua, a iniciativa visa buscar por oportunidades de trabalho para seus alunos.
Os interessados podem se inscrever no site do instituto e entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Instituto Confúcio na Unesp oferece as seguintes modalidades de bolsas e descontos para os cursos de língua chinesa:

1. Bolsa de 50% para todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós graduação da Unesp
2. Bolsa de 50% para servidores e docentes da Unesp
3. Bolsa de 100% para alunos de escolas públicas de ensino fundamental e médio, incluindo EJA (Ensino de Jovens e Adultos), limitado a 10% das vagas disponíveis por turma
4. Bolsa de 50% para um dos membros da mesma família com relação de parentesco de primeiro grau (irmãos, pais, filhos e cônjuges), desde que o outro membro seja pagante de 100%. Se houver mais de dois membros, será aplicada a bolsa de 50% para cada membro pagante de 100%.
5. 10% de desconto promocional por cada aluno pagante indicado. Se a indicação for feita após o início do semestre, o desconto será aplicado no semestre subsequente.

No YouTube, há “O Pula Muralha”, apresentado por Si Liao. Ela nasceu e cresceu em Yueyang, na China, onde fez mestrado na Universidade de Hubei para ensinar estrangeiros a falar mandarim, e mora há alguns anos no Brasil.

Com Lucas Brand, Si Liao publica vídeo novo com dicas para quem está estudando o idioma e quer conhecer melhor a cultura milenar da China.

Compartilhe: