Mobilização estimula o estudo em casa e auxilia alunos e professores

Ao longo de abril, o movimento #Nem1praTrás distribuiu soluções educacionais na TV, em aulas online e podcasts. E tem programação especial nesta terça

Por: Redação

Em homenagem ao Dia da Educação, neste 28 de abril, acontece a segunda edição da mobilização #Nem1praTrás, que ganha desdobramento digital com a campanha #EstudeEmCasa. Trata-se de uma ação multiplataforma gratuita para auxiliar nos desafios dessa nova rotina, com programação especial, atividades e informação nas telas e nas redes para estudantes, professores e instituições!

Entre as soluções educacionais estão aulas online temáticas com reforço escolar para os ensinos fundamental II e médio, faixa especial de programação na TV, tutores online para professores, dicas em vídeo para organizar rotina de estudos, games educativos, entre outros.

O Canal Futura, por exemplo, customizou três novas faixas de programação, de segunda a sexta, em horário escolar (às 8h, às 13h e às 18h15), para os que precisam estudar de casa ou se capacitar. Entre os conteúdos exibidos estão teleaulas e diversos programas educativos do canal, como Turma da Robótica, Ciência para Todos e Show da História.

No site da emissora e nas redes, foram montadas soluções educacionais como tutores online para professores, dicas em vídeo para organizar rotina de estudos, 600 videoaulas no canal do Youtube do Futura, e outros.

Além disso, nesta terça-feira, 28, terá uma programação especial no perfil @canal_futura no Instagram, com contação de histórias, bate-papo com professores, dicas de arte, como treinar a escrita, e apresentações musicais a partir das 18h. Os artistas Milton Guedes, João Suplicy e Ana Vilela são apenas alguns dos cantores a se apresentarem.  Gabriel Lunelli, de Salvador, também já confirmou que estará cantando mais tarde pela mobilização.

“Essa mudança traz impactos principalmente para os estudantes e professores, que precisam usar a tecnologia para estudar. No contexto da pandemia, as jornadas acontecem ao mesmo tempo para muitas famílias. Para quem está empregado o trabalho divide tempo com o estudo e as tarefas da casa. Muita gente está precisando se reinventar, se capacitar para manter a renda da família e rotinas de aprendizagem. Por isso, estamos disponibilizando, para esses diferentes públicos, diversos conteúdos para ajudar durante o período de quarentena”, destaca José Brito, gerente do Futura, na Fundação Roberto Marinho.

Veja mais sobre as iniciativas #Nem1PraTrás:

Na TV e on demand

O Canal Futura customizou três novas faixas de programação, de segunda a sexta-feira, em horário escolar (às 8h, às 13h e às 18h15), para apoiar os estudantes que precisam estudar de casa. Entre os conteúdos exibidos estão teleaulas de matérias do ensino fundamental e médio e diversos programas educativos do canal, como Turma da Robótica, Ciência para Todos e Show da História.

Crédito: Divulgação Mês da Educação repleto de conteúdos para alunos e professores

Além disso, durante o Mês da Educação, o programa semanal Debate (toda terça-feira, às 21h) terá edições especiais dedicadas a questões ligadas a Educação – no dia 28, o tema será o futuro do Fundeb e formas de financiar a educação pública.

Já a nova temporada do programa Entrevista (de segunda a quinta-feira, às 20h45) traz o tema Governança na Educação, com apresentação da especialista em políticas públicas Teca Pontual e convidados como a deputada Tábata Amaral e o ex-ministro Henrique Paim. Toda a programação está disponível também em www.futuraplay.org.

No YouTube

Mais 600 videoaulas inéditas estão disponíveis no canal do Futura no Youtube, com conteúdo do ensino fundamental II alinhado à Base Nacional Comum Curricular. Já estão no ar as playlists de português, matemática, artes, física e química.

Novos podcasts

O Canal Futura está lançando uma série de podcasts com informação, análise e entretenimento sobre agendas importantes para jovens e educadores: dos desafios do dia a dia na escola às competências para o novo mundo do trabalho, da reinvenção da aprendizagem ao debate sobre autonomia das gerações que ficaram ou estão ficando para trás, da cultura digital ao empreendedorismo feminino.

App colaborativo

O Clube Desafio Futura (CDF) é um jogo educativo de perguntas e respostas, disponível gratuitamente para Android e IOS, em que o usuário pode percorrer jornadas de aprendizagem e compartilhar conhecimentos. Em sua nova atualização, professores e outros usuários podem criar suas próprias salas temáticas. O game está disponível em www.cdf.org.br.

Para estudar online

O projeto Classes Abertas disponibiliza aulas online de reforço escolar, preparadas pelos professores da Escola da Fundação Roberto Marinho, com conteúdo do ensino Fundamental II e ensino médio. As inscrições são gratuitas no site do Telecurso.

Já a série de vídeos Dicas Educativas ajuda os estudantes a organizar sua rotina de estudos em casa, de forma a otimizar seu tempo sem perder o foco. Para os educadores, tutores online ficarão disponíveis para auxiliar na melhor forma de utilizar os conteúdos.

Também voltado para educadores, cursos online disponibilizam conteúdo educativo elaborado pelo Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho em parceria com professores, com módulos de aprendizagem organizados por áreas de conhecimento. Confira neste link.

E o Futura também vai ajudar quem quer utilizar os recursos audiovisuais de maneira pedagógica, especialmente em tempos de isolamento social: tutoriais ensinam a fazer vídeo em casa com qualidade.

Em 2019, as hashtags #Nem1praTrás, #DiadaEducacao e #Nem1semProfessor alcançaram mais de 120 milhões de pessoas, promovendo uma jornada nacional inspirada no lema “No one left behind”, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável  – ODS (ONU), uma mobilização mundial em prol da adoção de políticas nacionais integradas, sendo uma delas a Educação de Qualidade.

MAIS DICAS PARA ESTUDAR EM CASA: