“O governo das desigualdades”: tema de palestra gratuita na PUC

O filósofo italino Maurizio Lazzarato propõe uma análise crítica sobre o capitalismo moderno e relação com o Estado

Atualmente, Maurizio Lazzarato coordena uma pesquisa sociológica sobre os trabalhadores do cinema, da televisão e das artes cênicas.
Atualmente, Maurizio Lazzarato coordena uma pesquisa sociológica sobre os trabalhadores do cinema, da televisão e das artes cênicas.

A PUC-SP recebe na próxima quinta-feira, 27, o filósofo italiano Maurizio Lazzarato durante a palestra gratuita “O governo das desigualdades: crítica da insegurança neoliberal. O encontro tem início marcado para às 19h30 e abrirá espaço para a reflexão sobre o capitalismo moderno e sua influência direta – e indireta – nas decisões do Estado. Como contexto, o estudioso irá abordar os conflitos ocorridos na França, entre 2003 e 2007.

Autor do livro que batiza a palestra, Lazzarato inspirou-se nos últimos seminários do filósofo Michel Foucault, que datam da década de 1970, e desenvolveu um trabalho de profunda crítica aos mecanismos de poder utilizados no contexto neoliberal. Entre os muitos pontos abordados está a não distinção entre tempo de trabalho e tempo de lazer, o que limita, em muitos aspectos, a qualidade de vida das pessoas.

A palestra acontecerá no Edifício Reitor Bandeira de Mello – prédio novo. Para participar não é preciso realizar inscrição prévia.

Por Redação