‘O professor precisa ser um observador atento da criança’

Saber ouvir. E por “ouvir”, é preciso entender que a criança se comunica não só verbalmente, mas também – e, em alguns casos, principalmente – pelo corpo, pelo olhar, pelos gestos.

“O professor infantil precisa ser um observador atento das diversas linguagens da criança. Além disso, ele precisa saber ouvir”, é o que defende a educadora Leninha, em um texto em primeira pessoa compartilhado no site Gestão Escolar, que compartilha boas práticas em educação e depoimentos de profissionais dividindo angústias e inspirações da lida diária com os pequenos.

"Precisamos de um professor cada vez mais 'autor' e autônomo", defende educadora.
“Precisamos de um professor cada vez mais ‘autor’ e autônomo”, defende educadora.

O texto compartilha também um trecho de crucial importância do documento a Base Nacional Comum Curricular, colocado recentemente em consulta pública:

“Os Campos de Experiência colocam, no centro do projeto educativo, as interações, as brincadeiras, de onde emergem as observações, os questionamentos, as investigações e outras ações das crianças articuladas com as proposições trazidas pelos/as professores/as. Cada um deles oferece às crianças a oportunidade de interagir com pessoas, com objetos, com situações, atribuindo-lhes um sentido pessoal”.

A questão traz à tona a importância de os professores manterem uma escuta ativa das crianças, e de serem autores de suas próprias ideias de experimento, partindo do princípio de que a criança aprende em tudo o que faz. “Hoje, me pergunto quantas vezes não aconteceram propostas bacanas desse jeito, não porque os professores não observaram a turma, mas porque já existia um planejamento e não houve abertura para flexibilizá-lo, levando em consideração o que encanta os pequenos”, problematiza Leninha.

Para ler o depoimento da educadora na íntegra, clique aqui.

Leia mais:

Compartilhe:

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.