O que é aprendizagem significativa e como aplicamos em sala de aula

Esse método de ensino tem o objetivo de transformar a sala de aula num ambiente que traga conceitos que serão utilizados em toda a sua vida

A aprendizagem significativa possui grande relevância para a educação nos dias de hoje. Cada vez mais, pais, mães, responsáveis e instituições têm se preocupado em transformar a sala de aula em um espaço que realmente faça a diferença na vida do estudante.

Ou seja, em um ambiente que traga conceitos que serão utilizados em toda a sua vida e que seja um local de crescimento e desenvolvimento humano. É justamente nesse contexto que a aprendizagem significativa se destaca.


Cada vez mais, pais, mães, responsáveis e instituições têm se preocupado em transformar a sala de aula em um espaço que realmente faça a diferença na vida do estudante
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Cada vez mais, pais, mães, responsáveis e instituições têm se preocupado em transformar a sala de aula em um espaço que realmente faça a diferença na vida do estudante

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostra nesta matéria como entender mais sobre este conceito e quais são os seus diferenciais. Além de trazer mais detalhes sobre como a aprendizagem significativa funciona na prática.  

O que é aprendizagem significativa?

Antes tudo, é importante saber mais detalhes sobre o que se entende por aprendizagem significativa. Para isso, é preciso levar em consideração que, quando pensamos em tudo o que sabemos, podemos notar que existe bastante coisa em nossa mente que é fruto de um aprendizado adquirido ao longo dos anos.

Existem ainda conceitos que estão em construção, enquanto sobre alguns outros não sabemos praticamente nada, simplesmente porque não os usamos.

A aprendizagem significativa é justamente a interação que existe entre o que a gente aprende de novo e os conhecimentos que já tínhamos. Porém, aqui podemos notar uma diferença no método de simplesmente aprender algo novo.

No caso que estamos abordando nesta matéria, a interação, além de ser não-literal e não-arbitrária, cria um significado para a pessoa que o aprende, de modo que ela passe a utilizá-lo ao longo de toda a sua vida. Trata-se de uma teoria publicada no livro “The Psychology of Meaningful Verbal Learning” e criada por David Ausubel.

Mais à frente, traremos alguns exemplos de como a teoria pedagógica pode ser aplicada e facilitada.

Mas é possível promover esse tipo de conceito dando exemplos práticos que contribuem para que o estudante entenda de forma mais precisa temas variados e consiga relacioná-los ao que acontece em seu cotidiano.


A partir do momento em que o estudante consegue entender exemplos práticos sobre o que é trazido em sala de aula, ele terá a oportunidade de identificar esses exemplos na sua rotina e até mesmo passar isso adiante, pois vivenciará o aprendizado
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A partir do momento em que o estudante consegue entender exemplos práticos sobre o que é trazido em sala de aula, ele terá a oportunidade de identificar esses exemplos na sua rotina e até mesmo passar isso adiante, pois vivenciará o aprendizado

Quais os diferenciais da aprendizagem significativa?

Agora que já falamos sobre o conceito, chegou o momento de entendermos alguns de seus diferenciais. A seguir, selecionamos as principais vantagens de uma aprendizagem significativa. Confira!

Conhecimento efetivamente construído

O primeiro destaque se refere ao fato de que o conhecimento adquirido dessa forma não é esquecido, ou seja, ele se mantém ao longo de nossas vidas.

A partir do momento em que o estudante consegue entender exemplos práticos sobre o que é trazido em sala de aula, ele terá a oportunidade de identificar esses exemplos na sua rotina e até mesmo passar isso adiante, pois vivenciará o aprendizado.

Aumenta a capacidade de aprender

Outro ponto que podemos trazer em relação à aprendizagem significativa é que ela aumenta a capacidade de a pessoa aprender.

Exemplo: suponhamos que, em uma tarefa de porcentagem na aula de matemática, o professor mostra o aplicativo de compras de supermercado, faz uma simulação do que precisa comprar e também do valor final que pagaria pelo que vai levar.

Depois, aplica a porcentagem de 20%, que seria uma suposição para um desconto oferecido naquela compra, já que há itens em promoção.

Ao entender na prática como funciona o percentual, a criança vai ter mais noção sobre a aplicabilidade de como tal conteúdo pode ser usado em seu dia a dia.

Com isso, ela tem mais interesse e aprende com mais facilidade, justamente por ter uma compreensão mais exata sobre onde o conceito aprendido aparece em sua rotina.


Atividades em grupo são sempre estimulantes, especialmente quando estamos abordando sobre aprendizagem significativa
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Atividades em grupo são sempre estimulantes, especialmente quando estamos abordando sobre aprendizagem significativa

Como aplicar a aprendizagem significativa?

No tópico anterior, já demos um exemplo sobre como a aprendizagem significativa pode ser trabalhada na prática. A seguir, trouxemos outras dicas que podem ser úteis nesse processo:

Fazer a relação do novo conhecimento com um conhecimento prévio

Como vimos, a aprendizagem significativa traz uma relação do novo conhecimento com um conhecimento prévio. Mas isso também deve ser estimulado.

Vamos voltar ao exemplo do percentual. A criança, ao aprender sobre essa matéria, já tem conhecimentos prévios de soma.

Caso tenha sido estimulada, ela continuamente pode auxiliar nas somas das compras em um supermercado.

Se você liga um conhecimento ao novo, ela tem a possibilidade de linkar mais fácil a relação existente entre os componentes curriculares, o que contribui para gerar um aprendizado mais consistente.

Estimular a aprendizagem significativa por meio de tópicos

Outra forma de estimular a aprendizagem significativa é por meio da construção de tópicos, que trazem de forma natural a hierarquia desses conhecimentos.

Se vai aprender sobre percentual, um tópico anterior é justamente o que envolve soma ou subtração, o que contribui para que ela coloque no papel tudo o que ela já sabe até aquele momento e veja qual é a relação existente entre os conteúdos.

Fazer pequenos grupos de estudos

Atividades em grupo são sempre estimulantes, especialmente quando estamos abordando sobre aprendizagem significativa.

Quando as crianças estão em conjunto, abordando sobre determinado tema e dispostas a aprenderem juntas, fica mais fácil acontecer o intercâmbio de informações.

Serão mais cabeças pensantes, trazendo exemplos práticos de suas vivências e aplicando o conteúdo absorvido.

Quais os tipos de aprendizagem significativa?

Por fim, é interessante entendermos sobre os tipos de aprendizagem significativa existentes. São três:

    • aprendizagem representacional: esse é um dos tipos considerados básicos na aprendizagem do ser humano. Aqui, a pessoa faz a associação do que foi aprendido a objetos e símbolos, o que contribui para organizar suas ideias e compreender melhor o mundo que a cerca;
    • aprendizagem conceitual: podemos considerar que a aprendizagem representacional é o ponto de partida para a conceitual. Aqui, a pessoa vai além de apenas fazer associação a objetos e símbolos, aplicando a teoria vista em sala a propriedades e situações reais;
    • aprendizagem proposicional: é um aprendizado mais complexo, pois reúne o que foi aprendido antes e traz um novo propósito.

E então? O que achou de conhecer um pouco mais sobre aprendizagem significativa? Como vimos, é um conceito que contribui de forma direta para que a criança possa se desenvolver de forma mais natural e possa aplicar todo o conhecimento adquirido a conceitos que já tinha absorvido previamente.

Quer saber mais sobre a aprendizagem significativa? Então, acesse o blog Novos Alunos e descubra!


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