Oficinas gratuitas na FAAP abordam as teorias do filósofo Vilém Flusser

Além do ciclo de debates, o evento também conta com exibição do filme "O que é isso, companheiro?", do diretor Bruno Barreto

O filósofo Vilém Flusser nasceu em Praga, no ano de 1920 e chegou ao Brasil em 1941.

No intuito de resgatar as ideias do filósofo checo Vilém Flusser, o professor Diogo Bornhausen junto de outros dois docentes, Rubens Fernandes Junior e Artur Marques, realizará uma oficina gratuita no dia 23 de abril, a partir das 14h30 – na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Para participar do projeto chamado “Encontros da Comunicação” é preciso realizar inscrição pelo e-mail: facom@faap.br. A oficina terá como tema principal a “Teoria da Mídia”.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Flusser buscou refúgio no território brasileiro. Estabeleceu-se  com sua esposa e sogros no intuito de continuar a vida longe da ameaça nazista que ocupava Praga. Porém, regimes totalitários pareciam fazer parte do cotidiano.

No Brasil, durante a década de 1970, deparou-se com a ditadura militar e então retornou ao Velho Mundo – onde suas obras sobre comunicação ganharam mais destaque. O período em que esteve em terras tupiniquins rendeu frutos no âmbito acadêmico. Entre as instituições que lecionou está justamente a FAAP, na qual atuou como professor de “Teoria da Comunicação”.

Há também uma segunda atividade programada para o dia 24, mas com outra temática: “O cinema e a redemocratização da América do Sul”.

 Exibição gratuita

O debate conta com a exibição do longa “O que é isso, companheiro?”, dirigido por Bruno Barreto. A discussão abordará o regime autoritário que dominou o Brasil entre 1960 e 1970.

Quem ministra o encontro é o Prof. Machado, que busca chamar atenção para a impropriedade da expressão “década perdida”, uma vez que tal período foi crucial para o desenvolvimento político do país. Para mais informações sobre ambas as atividades entre em contato via telefone: (11) 3662-7332.

Por Redação