ONG constrói escolas com garrafas pet pela América Latina

escola_garrafa
Crédito: PicasaONG usa garrafas pet para construir escolas para populações carentes.

É possível unir educação e sustentabilidade para resolver dois problemas sérios de uma só vez: a falta de escolas e o excesso de lixo? Esta é uma questão que a ONG Hug It Foward decidiu responder através da construção de escolas feitas de garrafas pet.

Em sete anos de existência, a ONG já construiu 77 escolas pela América Latina usando as garrafas nas paredes. Cada uma delas gerou um custo de 6.500 dólares à organização, que é um valor muito menor do que o de uma construção normal.

Em cada projeto são aproveitadas cerca de 7.000 garrafas pet, usadas como “recheio” das paredes, já que a base e o acabamento são feitos com cimento. Para serem transformadas em “tijolos” ecológicos, as garrafas são recheadas de lixo não biodegradável, coletado pela própria população – inclusive por crianças – que será beneficiada com a nova escola.

A construção conta com o trabalho da ONG e também da comunidade local, que é capacitada e convocada para colocar a mão na massa. As crianças que irão estudar na “escola de garrafas” também participam do processo, o que ajuda na conscientização ecológica antes mesmo da escola existir. 

As escolas construídas com garrafas pet ficam com a mesma estrutura de uma construção tradicional, tanto na estética, quanto em termos de segurança. Porém, com mais vantagens: o impacto positivo no meio ambiente e a garantia de educação para mais crianças.

Além de realizar as construções, a ONG ainda disponibiliza gratuitamente um manual para que outras cidades sejam beneficiadas com as “escolas de garrafas”.

Veja mais:

Com informações de Hypeness.

Compartilhe:

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.