Paço das Artes recebe programação do Festival de Teatro em Miniatura

Por: Redação
Crédito: Site Oficial do Festival de Teatro em Miniatura
O Teatro em Miniatura é composto por espetáculos curtos, que utilizam bonecos ou elementos cênicos em escala reduzida

Com espetáculos, oficinas e debate; a terceira edição do Festival de Teatro em Miniatura (FESTIM) chega ao Paço das Artes. Entre os dias 4 e 6 de dezembro, o público pode conhecer esta vertente do teatro que é composta por espetáculos curtos, utilizando bonecos ou elementos cênicos em escala reduzida para propor uma aproximação mais intimista com a plateia. A entrada para entrar nesses “micro universos” é Catraca Livre.

Vai no evento? Então, tire uma foto, publique no seu Facebook ou Instagram, e marque a hashtag #ViNoCatraca.

Confira abaixo a programação completa:

Oficina

Com Grupo Girino (Iasmim Marques e Tiago Almeida), nos dias 4 e 5 de dezembro, das 14h às 18h.

A atividade tem como objetivo a introdução ao universo do Teatro de Animação em Miniatura e a experimentação de técnicas expressivas para criação de narrativas cênicas. Os participantes têm a oportunidade de construir formas, bonecos e cenários e experimentar a manipulação desses elementos, criando cenas curtas e desenvolvendo experiências cênicas e performativas utilizando miniaturas como suporte expressivo.

Inscrições até dia 30 de novembro pelo site.

Mostra

Durante quatro horas de programação, dez espetáculos de teatro em miniatura se revezam no Mostra de Espetáculos do Festival de Teatro em Miniatura. O evento acontece no dia 6 de dezembro, das 14h às 18h.

A Árvore Generosa – Grupo Ecozóico

“A Árvore Generosa”, o clássico texto de Shel Silverstein de 1964  conta a história do amor entre uma árvore e um menino. A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino, suas folhas, seus frutos, sua sombra. Os estreitos laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio.  No entanto, a dinâmica que se vê entre o menino e a árvore mostra também a passagem do tempo e dos valores que são reavaliados com ela, numa relação de troca sincera e desinteressada – essa que o homem parece desaprender nas exigências da vida adulta. É uma fábula sobre a amizade, a consciência ecológica e a  ambição do homem perante a generosidade e  a força da natureza.

Coração Alado – Iasmim Marques / Grupo Girino

O espetáculo “Coração Alado” apresenta o universo de uma menina que segue na tentativa de não ser mais “diferente”. Na narrativa, o voraz cotidiano em que vive não a integra e sim a devora. Mas ela compreende de que ser estranha acabou por fazer misteriosamente parte de sua vida. “Coração alado” é um espetáculo que se utiliza da técnica do teatro de sombra para expressar a transformação de um estado de existência para outro. Assim, o espectador é convidado a olhar através de um orifício e compartilhar o segredo guardado dentro dessa caixa pulsante.

Cotidiano – Maikon Rangel / Grupo Girino

Realizado nas técnicas do teatro de sombras, o espetáculo “Cotidiano”, apresenta os devaneios de um jovem, inspirado na poesia concreta o espetáculo utiliza elementos gráficos exaltando os sentimentos em uma viagem onírica.

E a Casa Caiu! – Companhia da Sombra

Você tem medo de fantasmas? Você tem algum grande amigo e faria tudo por ele? Wilson responderia sim para essas duas perguntas, mas nunca pensou que seu melhor amigo poderia lhe colocar numa enrascada assustadora! Wilson é escritor e mora numa cidadezinha muito pacata e tranquila, mas ao receber uma carta de seu velho amigo Rubens Usher, Wilson decide deixar sua casa para ajudar seu amigo, que estava vivendo em uma casa onde acontecia coisas estranhas. Ao chegar na misteriosa casa dos Usher, teve várias surpresas tenebrosas e pôde provar o valor de uma verdadeira amizade!

E Assim passam os dias… – Sueli Andrade

Duas velhas companheiras de cena vagam pelo mundo numa eterna turnê. Uma mala contém tudo que precisam para reviver os seus passados dias de glória.

Histórias de Assombrar – Cia. Luzes e Lendas

Sr. Juca, homem pobre, procura alguém para batizar seu sétimo filho que acaba de nascer. Sem conseguir o tal padrinho, o Sr. Juca aceita que “a dona Morte” batize o menino e a partir daí passa a receber uma ajuda que faz com que ele melhore de vida. O Sr. Juca, julgando-se esperto, passa a enganar a morte, mas acontece algo inesperado.

Isto não é uma caixa – Tiago Almeida / Grupo Girino

O espetáculo “Isto não É uma Caixa” é realizado nas técnicas do teatro de sombras e apresenta o universo poético e conceitual do pintor belga René Magritte. Trata-se de uma viagem pelas imagens metafóricas do realismo fantástico do artista onde figuras simbólicas adquirem uma atmosfera mágica e misteriosa.

Realejo Poético – Cia. Patética

O “Realejo Poético” é uma intervenção original que estabelece contato com as pessoas através do lirismo da poesia e do encanto do teatro de animação, permeados por uma música doce, suave, que embala lembranças e desperta emoções. Trata-se de uma intervenção itinerante na qual um bonequinho – chamado carinhosamente de “Poeta” – sorteia poesias para o público ao som de música ao vivo.

Uma Saga Macunaímica – Ciclistas Bonequeiros

Macunaíma, herói de nossa gente, cansa de dandar pra ganhar vintém, se cansa da terra e resolve morrer. Assim, pode se tornar estrela e brilhar no seu.

13 Gotas – BUZUM!

Num laboratório, dois cientistas “malucos” explicam para os alunos, de forma lúdica e sensorial, a importância da água. Desde a gestação, quando os humanos estão imersos em líquido uterino, até nos alimentos, nos órgãos do corpo e na natureza. Os diferentes estados da água – gasoso, líquido e sólido – são mostrados, assim como os ciclos de chuvas.

Oficina

Com Liana Yuri, no dia 6 de dezembro, das 15h às 17h.

A oficina “Papelices móveis” propõe a criação de diferentes estruturas com papel com técnicas do origami (dobraduras em papel) e do kirigami (corte em papel) para cenas e personagens animados.

Café

Promove a discussão “O Teatro em Miniatura e as possibilidades expressivas no Teatro de Animação”. O evento acontece no dia 6 de dezembro, das 18h às 20h, e conta com fala da Profa. Dra. Ana Maria Amaral e dos artistas participantes do FESTIM. Na mesma ocasião, acontece o lançamento da terceira edição da Revista Anima, com o resultado do Mapeamento do Teatro em Miniatura, projeto que catalogou mais de 90 espetáculos.

[tab:END]

Veja na galeria abaixo algumas fotos:

"A Árvore Generosa" - Site Oficial Festival de Teatro em Miniatura
"A Árvore Generosa" - Site Oficial Festival de Teatro em Miniatura
"Histórias De Assombrar" - Site Oficial Festival de Teatro em Miniatura
"Realejo Poético" - Site Oficial Festival de Teatro em Miniatura

Compartilhe:

1
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
2
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
3
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
4
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
5
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
8
01:07
Maior Sarau do Mundo – Fernanda Beirão – A arte de perder, de Elizabeth Bishop
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …