Pelas vias artísticas do Bixiga

Bairro ganha exposição na Casa de Dona Yayá com trabalhos resultantes do projeto "Bixiga em Artes e Ofícios: Percursos Audiovisuais"

divulgação
A Casa de Dona Yayá foi uma das primeiras chácaras do Bixiga; hoje pertence ao patrimônio da USP e abre espaço para atividades culturais.

Neste ano, o CPC (Centro de Preservação Cultural) realizou uma série de oficinas no intuito de mapear as práticas artísticas realizadas no bairro do Bixiga. Moradores, artesãos e trabalhadores da região integraram quatro atividades: “Cadernos de Viagem”, “Observação e Escrita”, “Videodocumentário” e “Fotografia”.

Em cada uma delas, os participantes puderam desenvolver seu conhecimento sobre o patrimônio material e imaterial do local por meio de exercícios aplicados durante os encontros. O resultado de todo esse trabalho estará disponível para visitação a partir de 24 de agosto, na Casa de Dona Yayá. A mostra gratuita “BIXIGA artes e ofícios” também reúne instrumentos e ferramentas dos artistas e artesãos descobertos durante o mapeamento.

Quem comparecer à exposição poderá acessar o site colaborativo do projeto com a localização, descrição e os registros escritos, sonoros e visuais dos fazeres artísticos e ofícios no Bixiga. A página será lançada no dia 23.

Por Redação