Pernambuco abre 5,9 mil vagas em cursos gratuitos de idiomas

Os cursos são presenciais e têm carga horária de 280h, distribuídas em quatro semestres

O governo de Pernambuco oferece mais de 5,9 mil vagas para cursos gratuitos de idiomas. As capacitações são oferecidas pelos Núcleos de Estudos de Línguas (NEL) em diferentes regiões do estado.

São 3.800 vagas para o curso de nível básico iniciante e 2.170 vagas para cursos em andamento, que serão preenchidas por ordem de prioridade e divididas entre inglês, espanhol, francês e alemão.

Pernambuco abre 5,9 mil vagas em cursos gratuitos de idiomas
Créditos: Olya/Pexels
Pernambuco abre 5,9 mil vagas em cursos gratuitos de idiomas

Os alunos que já têm conhecimento em alguma língua estrangeira, podem se dirigir a secretaria da escola, fazer a matrícula e solicitar um teste de nivelamento para dar continuidade ao seu curso de línguas estrangeiras.

Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos

Para realizar a matrícula, é necessário que o candidato tenha a idade mínima de 13 anos, apresente duas fotos 3×4 e os seguintes documentos: RG e CPF (caso o candidato seja menor de idade, acrescentar documentação do responsável); declaração da escola/instituição em que estuda (se for estudante); e comprovante de residência.

Os cursos ofertados pelos NELs são presenciais e têm carga horária de 280 horas, distribuídas em quatro semestres (70 horas cada), no período de dois anos.

As aulas acontecem duas vezes por semana, em dias não consecutivos, e o aluno tem a possibilidade de estudar por mais um ano o curso de aprofundamento.

Como fazer a matrícula

As matrículas devem ser realizadas na secretaria da escola presencialmente. Para estudantes de escolas públicas estaduais, as matrículas acontecem nos dias 6 e 7 de fevereiro. No dia 8 é a vez dos estudantes das escolas públicas municipais e federais.

Já para o público em geral, as matrículas ocorrem nos dias 9 e 15 do mesmo mês.

As vagas remanescentes, que não foram preenchidas nos dias anteriores, estarão disponíveis nas unidades de ensino que ofertam os cursos no dia 16.

As aulas estão previstas para começar nos dias 19 e 20 de fevereiro.