Últimas notícias:

Loading...

ONG lança plataforma gratuita de ensino profissional e comportamental para jovens

Objetivo do Instituto PROA é o de criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda

Por: Redação
Ouça este conteúdo

O Instituto PROA, uma ONG que tem o compromisso de criar oportunidades reais de desenvolvimento e empregabilidade para jovens de baixa renda, está com uma novidade para quem tem entre 17 e 22 anos de idade, concluiu o ensino médio em escolas públicas e busca seu primeiro emprego.

Voltada para moradores do estado de São Paulo, a Plataforma PROA, desenvolvida pelo instituto, permite que jovens tenham acesso a um modelo online de aprendizado ativo e por meio de projetos.

Crédito: Guto Garrote | DivulgaçãoPlataforma PROA é voltada para jovens entre 17 e 22 anos , que concluíram o ensino médio em escolas públicas e buscam seu primeiro emprego


Com duração de 100 horas, a plataforma faz com que cada participante tenha que colocar a mão na massa e se preparar para iniciar a carreira profissional, dentro dos seguintes temas: Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto de Vida (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas) e Comunicação (20 horas).

A jornada mínima de estudos diários será de 1h30, de segunda a sexta-feira, sendo que o participante poderá estudar e fazer as atividades em qualquer horário do dia. A exceção fica para os encontros mediados pelos tutores, que irão acontecer uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, com 1h30 de duração. Será oferecido pelo menos três opções de horários para os jovens participarem dos encontros com os tutores: 8h às 9h30; 15h às 16h30 e 18h às 19h30.

O comparecimento nos encontros e a conclusão de todas as atividades são fundamentais para o jovem participar de processos seletivos para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego.

Todos receberão certificado de conclusão emitido pelo PROA e terão acesso às vagas de emprego disponíveis nas seguintes cidades: São Paulo, Barueri, Suzano, Guarulhos, Campinas, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Praia Grande, Santos, Limeira, Indaiatuba, Jundiaí, Sorocaba, São José dos Campos, Osasco, Piracicaba, Taubaté, Cotia e Americana.

Para formatar o curso, profissionais da ONG entrevistaram mais de 70 empresas com o objetivo de entender as reais demandas do mercado de trabalho, assim como as competências necessárias para os jovens estarem preparados para o início de carreira.

“Acreditamos que quanto mais cedo esse jovem tenha contato com habilidades que ainda não foram desenvolvidas ou que precisam ser aprimoradas, mais chances eles terão de serem bem-sucedidos profissionalmente, independentemente do que eles queiram fazer”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Inscrições

03 - Plataforma PROA - Crédito_ Guto Garrote_small
Crédito: Guto Garrote | DivulgaçãoAs inscrições para a Plataforma PROA podem ser feitas até o dia 26 de fevereiro

O processo seletivo da primeira turma acontecerá até o dia 26 de fevereiro. Já o curso ocorrerá entre março e maio de 2021. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.proa.org.br.

Para participar, os interessados precisam fazer uma avaliação de língua portuguesa e matemática. Independentemente de serem aprovados, receberão acesso a uma trilha de língua portuguesa e matemática após a conclusão das avaliações.

Desde que estejam dentro dos critérios de idade, escolaridade e geográfico, os jovens poderão participar do processo seletivo quantas vezes quiserem.