Últimas notícias:

Loading...

Práticas que estimulam as crianças a aprenderem português

Por: Blog Novos Alunos
Crédito: Getty Images/iStockphotoPráticas para o ensino da língua portuguesa desde cedo

É recomendável que o aprendizado de nossa língua materna, o português, seja estimulado nas crianças desde cedo.

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostra a importância do acompanhamento dos pais neste processo pedagógico, que trabalha as habilidades em escrita, fala, leitura e interpretação.

Confira algumas dicas de como colocar isso em prática:

1. Utilize um português adequado quando for falar com a criança

É muito comum que pais e familiares utilizem uma linguagem inadequada em casa. Por ser ambientes informais, não há tanta preocupação com correção gramatical e pronúncia.

Claro que não seria necessário usar um vocabulário rebuscado o tempo todo, no entanto, acaba sendo uma prática que estimula a criança a aprender português de forma errada.

2. Evite falar de forma infantilizada

Também é comum que as pessoas usem expressões e formas infantilizadas de se expressar com as crianças (por naturalmente agirmos assim com os bebês). Um dos exemplos é o “r” nas palavras.

Crianças em fase inicial de desenvolvimento da fala têm dificuldade de pronunciá-lo, por isso dizem “blinquedo”. Se um adulto incentiva a pronúncia errônea de “brinquedo”, a criança deixa de se esforçar para utilizar o “r” corretamente.

3. Utiliza o dicionário e outras ferramentas

Ter contato com palavras novas é essencial para a interpretação de textos e expressões. Por isso, insira no dia a dia da criança o uso do dicionário, seja por meio do on-line (como o VOLP) ou de exemplares físicos.

Além disso, para garantir mais autonomia ao processo de aprendizado, ensine aos poucos a criança a interpretar os símbolos fonéticos, as abreviações, sinônimos e outros tipos de recursos que os dicionários apresentam.

Gostou das dicas? Veja mais no site Novos Alunos.