Últimas notícias:

Loading...

Saiba como baixar provas antigas para estudar para o Enem

É possível conquistar ótimos resultados estudando a partir do que foi cobrado nas edições passadas do Enem

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)
Ouça este conteúdo

Está se preparando para o Enem? A dica do site Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), é estudar para o exame usando as provas anteriores. É possível conquistar ótimos resultados estudando e treinando a partir do que foi cobrado nas edições passadas.

Inep disponibiliza provas antigas do Enem

As questões são relacionadas às mais diversas áreas do conhecimento. Logo, existe uma grande quantidade de assuntos que podem ser cobrados no exame. Entretanto, alguns tópicos são bastante recorrentes, marcando presença em quase todas as suas edições.

Em matemática e suas tecnologias, por exemplo, constantemente os candidatos se deparam com questões sobre porcentagem, funções, probabilidade e estatística. Já questões sobre matrizes são mais raras.

No caso de linguagens, códigos e suas tecnologias, o foco da prova não costuma ser em regras gramaticais ou ortografia, mas em interpretação de textos e variações linguísticas.

Gráfica receberá R$ 63 milhões para imprimir provas do Enem 2020
Crédito: Agência Brasil/Marcello Casal JrGráfica receberá R$ 63 milhões para imprimir provas do Enem 2020

Ao fazer provas anteriores, o candidato tem a chance de comparar o que foi cobrado em uma ou outra edição, conseguindo, com isso, encontrar certos padrões nas questões. Assim fica mais fácil saber sobre quais assuntos vale a pena estudar mais a fundo e quais raramente aparecem no exame.

No site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é possível consultar e baixar as edições de 1998 a 2016 das provas do Enem e também os respectivos gabaritos (a partir da aplicação em 2009).

Confira mais dicas aqui.