Sisu: estudantes relatam problemas no primeiro dia de inscrição

Usuários do Twitter compartilharam as mensagens de erro que recebiam e outros se deparavam com avisos de "inscrições encerradas"

Mesmo após os erros nas na correção das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o MEC (Ministério da Educação) manteve a data de início das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para esta terça-feira, 21. E os erros continuam. Estudantes apontam lentidão e reclamam de problemas no sistema durante toda a manhã.

Alguns usuários do Twitter compartilharam as mensagens de erro que recebiam e outros se deparavam com avisos de “inscrições encerradas”, sem conseguir finalizar o processo de aplicação para alguma instituição pública.

O tema “Sisu” é um dos assuntos mais comentados do dia na rede social. E claro que os memes estão presentes, debochando da situação “desesperadora” que os estudantes brasileiros são obrigados a enfrentar:

https://twitter.com/andrefelipegl/status/1219627319343624198

https://twitter.com/eliandrea_alvex/status/1219630701278044167

https://twitter.com/_agiacomelli/status/1219625962981208069

Inscrições até domingo

A única alteração do MEC no cronograma foi o prazo final para as inscrições do Sisu, que foi estendido em dois dias e agora segue até domingo, 26.

Vagas por meio do Sisu

O Sisu vai ofertar 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas. Para participar, é preciso ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota acima de zero na prova de redação. Na hora da inscrição o candidato deve informar o número de inscrição do Enem e a senha atual cadastrada na Página do Participante.

A nota do Enem está disponível desde a última sexta-feira, 17, tanto no aplicativo, quanto na própria Página do Participante. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na hora da inscrição. Caso o candidato tenha esquecido a senha, pelo próprio sistema é possível recuperá-la.