Últimas notícias:

Loading...

UFJF está com inscrições abertas para 5 cursos de graduação

Todos os cursos gratuitos da UFJF fazem parte do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB); confira as opções e faça sua inscrição

Por: Redação

A Universidade Federal de Juiz de Fora  (UFJF) está com inscrições abertas para cinco cursos de graduação em licenciatura na modalidade de Ensino a Distância (EaD). São oferecidas 605 vagas, nas áreas de computação, educação física, física, matemática e química. Confira aqui o edital.

As inscrições vão até as 18h do dia 14 de junho e devem ser feitas somente no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

UFJF está com inscrições abertas para 5 cursos de graduação
Crédito: Divulgação/UFJFUFJF está com inscrições abertas para 5 cursos de graduação

Os cursos são distribuídos em 17 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), todos em Minas Gerais, situados nas cidades de Andrelândia, Barão de Cocais, Barroso, Bicas, Boa Esperança, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Durandé, Governador Valadares, Ilicínea, Itamonte, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Sete Lagoas, Timóteo e Ubá. O número de vagas para cada área varia conforme o Polo.

Os interessados poderão optar por uma das duas  modalidades de ingresso. Uma delas é pelo aproveitamento da pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições que aconteceram a partir de 2017, inclusive, concorrendo à proporção de 40% do total das vagas.

A outra forma de ingressar nos cursos de graduação da UFJF é concorrendo às vagas destinadas para professores da rede pública de ensino, em exercício, sem formação inicial em nível superior ou que não possuem formação na área em que atuam, com um mínimo de três vagas para cada polo, por esta modalidade de inscrição.

Os professores deverão comprovar vínculo com as suas respectivas redes de ensino e, apresentar como requisito obrigatório para os ingressantes, seu cadastramento na Plataforma de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na proporção de 60% do total das vagas.

Em caso do não preenchimento de vagas em uma das modalidades de ingresso, as mesmas poderão ser revertidas. Na hipótese de migração de vagas entre as formas de admissão, as vagas residuais serão transferidas entre as duas modalidades de ingresso, sendo direcionadas para o mesmo grupo de reserva de vagas do programa original, respeitando-se o grupo análogo inicial.

Como se inscrever

As inscrições vão até as 18h do dia 14 de junho, impreterivelmente, somente on-line no site da Copese.

Após a inscrição, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$ 150,  e efetuar o pagamento até o dia 14 de junho de 2022, respeitando os horários de compensação bancária, exclusivamente no Banco do Brasil, sob pena de a inscrição não ser confirmada.

No requerimento de inscrição o candidato deverá optar pelo Polo em que pretende cursar a graduação escolhida. O cadastramento da inscrição no site da Copese é obrigatório, para cada curso ou Polo escolhido, implicando no conhecimento e na aceitação tácita das condições previstas neste Edital.

O candidato concorre às vagas destinadas ao curso e ao Polo para o qual originariamente tenha se cadastrado. Caso sobrem vagas nos Polos, elas poderão ser aproveitadas para candidatos aprovados e não classificados, independente do Polo indicado no momento da inscrição.

Após o término do período de inscrição, não serão permitidas alterações de curso, polo, grupo e demais informações prestadas.

Resultado

A confirmação da inscrição será divulgada a partir das 15h do dia 15 de julho, e o resultado final a partir das 15h do dia 22 de julho, no site: www.ufjf.br/copese.

Compartilhe:

?>