Universidade de Montreal, no Canadá, oferece bolsas a brasileiros

As inscrições vão até 1º de fevereiro; veja requisitos

A Universidade de Montreal (UdeM), no Canadá, está com inscrições abertas para o seu programa anual de bolsas de estudo em cursos de graduação e pós-graduação.

Podem se inscrever, até 1º de fevereiro, estudantes estrangeiros, incluindo brasileiros.

Universidade de Montreal oferece bolsas a brasileiros
Créditos: Marc Bruxelle/iStock
Universidade de Montreal oferece bolsas a brasileiros

Ao todo, 13 faculdades e escolas afiliadas formam a Universidade de Montreal, que conta com mais de 66.500 alunos.

Como funcionam as bolsas da Universidade de Montreal

O subsídio oferece isenção das taxas normalmente cobradas aos estudantes internacionais.

Para os alunos de graduação, há três tipos de bolsas de estudos que são divididas utilizando como critério o histórico acadêmico. O valor da anuidade sem a bolsa é CAD 27.101,70 (dólares canadenses) por ano.

  • Nível A: CAD 13.340 por ano;
  • Nível B: CAD 6.357 por ano;
  • Nível C: CAD 2.223 por ano.

Para os estudantes de mestrado, a bolsa é de CAD 10.357 por ano e contempla 45 créditos. Já para o doutorado, o valor é de CAD 22.241 por ano e contempla 45 créditos. Mais informações sobre as bolsas, clicar aqui.

Como se candidatar

Não é necessário fazer um pedido separado de candidatura às bolsas. Os estudantes estrangeiros que forem admitidos à universidade receberão uma resposta já com a proposta de bolsa da instituição.

Os requisitos para se candidatar à universidade, por sua vez, variam conforme o curso desejado. Via de regra, é necessário enviar diploma do nível de estudo mais alto já adquirido e histórico acadêmico, além de certificado de proficiência em francês no nível B2 ou superior no Quadro Europeu Comum de Referência.

Esses documentos devem ser enviados à universidade em inglês ou francês. Mais informações sobre os requisitos de candidatura de cada curso podem ser vistas no site da universidade. As inscrições devem ser feitas até, no máximo, 1º de fevereiro.