USP oferece extensão universitária gratuita para professores
As inscrições gratuitas podem ser feitas até 11 de maio pela internet
A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o 24º Encontro USP Escola. O projeto de extensão universitária, realizado há 13 anos, oferece cerca de 80 atividades de formação continuada para docentes da educação básica das redes pública e privada de ensino.
As inscrições gratuitas podem ser feitas até 11 de maio de 2024 pelo sistema Apolo da USP com prioridade para professores em efetiva atuação.
O encontro já atendeu mais de 11 mil professores e tem como principal objetivo possibilitar a ampliação do diálogo entre os docentes da USP e da educação básica com foco no compartilhamento de experiências a partir dos desafios contemporâneos da educação em todas as áreas do conhecimento.
- Cogna oferece 80 bolsas de estudo para pessoas com deficiência em funções administrativas
- 6 cursos gratuitos de computação em nuvem para fazer hoje mesmo
- Hora do Código: aprenda programação do zero em mais de 100 atividades com música, games e IA
- Senac-SP oferece mais de 4 mil bolsas de estudo 100% gratuitas
Para 2024 o projeto traz como novidade a inserção de cursos em dois formatos, difusão e atualização. O objetivo é atingir tanto professores, quanto alunos de graduação em licenciatura.
Extensão universitária gratuita da USP
Entre as atividades oferecidas estão cursos de atualização de 30 horas, rodas de conversas, palestras, oficinas, mesas de debate, abordando temáticas das diferentes áreas do conhecimento e que dialogam com os currículos da educação básica.
O Encontro USP Escola está dividido em cinco áreas: educação, humanas, linguagens, matemática e natureza. Os interessados poderão se inscrever em cursos como:
A africanidade: empoderando jovens e adultos negros através de canções e da Lei 10.639;
- Educação midiática para docentes e gestores escolares;
- Processos criativos e experiências perceptivas em ciências; Sustentabilidade e equidade nas práticas de educação ambiental;
- Ciência de dados espaciais para explorar a cidade na sala de aula;
- A influência do sono na aprendizagem: abordagem socioemocional, cognitiva e neuroendócrina;
- Ensino de história das periferias da cidade de São Paulo, entre outros.
Os cursos de 30 horas são validados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e possibilitam que os certificados sejam utilizados na progressão funcional dos docentes da rede.
As atividades serão realizadas entre os dias 15 e 19 de julho de 2024 na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH). O projeto é vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.