101 filmes para inspirar artistas, designers e criativos

Lista traz documentários e cinebiografias de grandes nomes das artes, incluindo Frida Kahlo, Basquiat, Marina Abramović e Ai Weiwei

O cinema é um celeiro farto de obras sobre figuras criativas, que podem inspirar outros artistas e profissionais que dependem deste tipo de sensibilidade em seu cotidiano. Pensando nisso, o site especializado em filmes Letterboxd compilou em uma lista 101 obras que podem ampliar o repertório de pessoas que lidam com a criatividade (mas que podem ser um deleite para qualquer espectador).

As produções citadas tratam de documentários e cinebiografias de artistas plásticos, designers, fotógrafos, arquitetos e outras figuras que ajudaram a construir a história da arte mundial. O site Tutano pesquisou e traduziu todas as sinopses; parte delas você confere a seguir. Diversos filmes da lista estão disponíveis em plataformas de streaming e canais de vídeo como YouTube e Vimeo.

Aproveite!

1) “Cidade Cinza” (2013)
Direção: Marcelo Mesquita, Guilherme Valiengo

Em 2008 a prefeitura de São Paulo resolveu iniciar uma política de limpeza urbana, na qual os muros da cidade seriam pintados de cinza para apagar intervenções. Foi quando OsGemeos, Nunca e Nina se juntam para repintar um muro de 700 metros.

2) “Frida” (2002)
Direção: Julie Taymor

Mostra a vida de Kahlo desde a sua adolescência até a morte. Conceituada como pintora, o filme é uma versão estadunidense e hollywoodiana para a história da aclamada artista.

3) “Ai Weiwei: Never Sorry” (2012)
Direção: Alison Klayman

O artista chinês Ai Weiwei construiu sua obra a partir do questionamento de valores culturais e políticos e defendendo a liberdade de expressão. Desde 2005, utiliza um blog para divulgar suas opiniões sobre a sociedade e a política na China. Batendo de frente com o governo, foi preso, o que só aumentou seu perfil questionador. 

4) “Marina Abramović: The Artist Is Present” (2012)
Direção: Matthew Akers

O filme acompanha a artista enquanto ela se prepara para o que pode ser o momento mais importante de sua vida: uma grande retrospectiva de sua obra no Museu de Arte Moderna de Nova York.

5) “Anton Corbijn Inside Out” (2012)
Direção: Klaartje Quirijns

Um retrato íntimo do renomado cineasta, videoartista e fotógrafo Anton Corbijn, enquanto ele viaja pelo mundo. Corbijn é responsável, dentre outros trabalhos, por videoclipes de bandas como U2, Depeche Mode, Nirvana e Coldplay.

6) “Dear Mr. Watterson” (2013)
Direção: Joel Allen Schroeder

O filme explora as razões do público fiel dos personagens Calvin & Hobbes que, mesmo depois de 20 anos sem aparições nos jornais, continuam agradando e apaixonando o público de HQs.

7) “Crumb” (1994)
Direção: Terry Zwigoff

O filme mostra a vida de Robert Crumb, cartunista e artista que desenhou Keep On Truckin e Fritz the Cat, por exemplo. Através de entrevistas com sua mãe, dois irmãos, esposa e ex-namoradas, o doc faz um passeio na arte do humor negro.

8) “Pablo” (2012)
Direção: Richard Goldgewicht

Mistura documentário e animação para contar a saga do designer Pablo Ferro, um homem com uma jornada pessoal que se estende a partir de Havana.

9) “Pina” (2011)
Direção: Wim Wenders

Longa-metragem em 3D de dança e teatro inspirado na coreógrafa alemã Pina Bausch. O filme conta com participação dos dançarinos da cidade de Wuppertal, local de origem de Pina e por ela considerado como sua força criativa.

10) “Basquiat” (1996)
Direção: Julian Schnabel

O diretor ilustra o retrato de seu amigo, o primeiro artista afro-americano de pop arte, Jean Michel Basquiat, que morreu jovem, justo quando estava começando fazer seu nome no mundo da arte.

Veja a lista completa com os 101 filmes no site Tutano.