Últimas notícias:

Loading...

7 erros comuns que cometemos na cozinha e comprometem a saúde

Por: Redação

Nossa rotina na cozinha esconde em nossas atividades diversos erros que passam batido. Você sabia, por exemplo, que aquele paninho em cima da pia pode se transformar num antro de germes e bactérias? Deixar uma panela dentro da geladeira pode ser tóxico à saúde?

Veja 11 erros comuns que cometemos na cozinha:

  • Manter um paninho de pia

Aquele paninho que costumamos deixar na pia e que serve para apoiar a louça ou enxugar a água que escorre depois que lavamos os pratos é um verdadeiro antro de bactérias e germes. Com ele, geralmente limpamos a torneira, a cuba e tudo que está por perto. O ideal é que ele seja lavado sempre com água e sabão e depois estendido para secar.

 
  • Lavar comida na cuba

Muita gente gosta de utilizar a cuba da pia para limpar frutas e verduras. Nada mais anti-higiênico! O local costuma reunir (pasmem!) mais germes do que a privada do banheiro! Isso porque é para onde vai toda a sujeira que tiramos dos alimentos. Port isso, utilize sempre bacias ou escorredor de macarrão e mantenha os produtos longe da pia. Para ajudar a remover as bactérias, misture duas colheres de sopa de água sanitária em um litro de água dentro da pia.

 
  • Pano de prato multiuso

Nunca devemos utilizar o mesmo pano que enxugamos a louça para limpar as mãos ou pegar panelas quentes. O certo é ter sempre panos diferentes para cada atividade. Também é importante trocá-lo com frequência.

 
  • Panela na geladeira

Um erro grave cometido por muitas pessoas é guardar comida dentro de panela na geladeira. Como a maioria desses recipientes são feitas de alumínio, que é material tóxico, o recomendável é manter os alimentos em potes de plástico, vidro ou inox.

 
  • Tábuas de corte

Evite as tábuas de madeira, pois os microrganismos se proliferam com muita facilidade neste material. Prefira as de vidro, mais higiênicas e fáceis de limpar. O ideal é manter pelo menos duas na cozinha: uma para carnes e peixes e outras para vegetais ou outros produtos que dispensam o cozimento.

 
  • Lata de lixo

Engana-se quem pensa que para manter o lixo limpo basta jogar o saco fora. É importante lavar a lixeira pelo menos uma vez por semana, com água e sabão. Além disso, é aconselhável utilizar um pano descartável com desinfetante para remover o mau cheiro.

 
  • Descongelando comida

Quantas vezes você não deixou a carne descongelando em cima da pia? Isso é um erro comum nas cozinhas. O certo é descongelar o alimento em um prato dentro da geladeira. Esqueceu a carne no freezer? Utilize o micro-ondas ou coloque-a em saco bem fechado dentro de uma bacia com água.

 

Compartilhe:

Tags:#Comida