5 aplicativos de mensagens para substituir o Telegram

Está em busca de um mensageiro para usar no lugar do Telegram sem ser o WhatsApp? Confira esta lista!

Lista com aplicativos de mensagens para substituir o Telegram
Créditos: Reprodução/Telegram
Lista com aplicativos de mensagens para substituir o Telegram

Com o Telegram fora do ar, usuários acabaram ficando sem os grupos com amigos, colegas de trabalho ou com parceiros de um projeto.

A Justiça determinou o bloqueio do aplicativo no Brasil após a empresa não cumprir totalmente com uma ordem judicial para fornecer dados de participantes de grupos neonazistas.

Uma criação do russo, Pavel Durov, o Telegram é gratuito e bastante conhecido por suas funções em grupos privados ou públicos, que podem ter até 200.000 integrantes.

O aplicativo mais “óbvio” para substituir o mensageiro é o WhatsApp. Porém, muitas pessoas ainda preferem deixar as trocas profissionais bem longe do aplicativo.

Então, com a suspensão do Telegram no país e para quem não quer usar o WhatsApp, confira a seguir outras alternativas que também estão disponíveis para Android e iOS (iPhone).

1) Signal

Bastante focado em privacidade, o Signal promete proteger suas mensagens com criptografia de ponta a ponta.

O aplicativo conta com mensagens temporárias, chamada de voz e vídeo, Stories. Além disso, ele é totalmente multimídia, sendo que os usuário podem enviar texto, vídeo, imagem, áudio, GIF, e qualquer tipo de arquivo.

Assim como o Telegram, o Signal também possibilita a criação de grupos, só que com o limite de até 1.000 participantes.

2) Discord

O Discord também é uma ótima opção para substituir o Telegram. No aplicativo, os usuários podem criar comunidades temáticas e reunir várias pessoas dentro delas.

Usando texto, vídeo, áudio e imagens, o serviço também oferece compartilhamento de tela, função que transforma qualquer imagem em emojis personalizados e bots para tocar músicas, deixando o bate-papo mais animado.

3) Viber

O Viber ainda não é tão conhecido, mas conta com uma plataforma super fácil de mexer e com funções bem parecidas com o Telegram.

No aplicativo de mensagens é possível enviar mensagens, fazer chamadas de áudio ou vídeo e criar grupos de até 250 membros. Tudo isso com criptografia de ponta a ponta para garantir a privacidade do usuário.

4) WeChat

Um dos melhores da lista, o WeChat vem se tornando mais popular nos últimos anos e oferece recursos parecidos com o Telegram.

Através do app, os usuários podem conversar por texto, voz, vídeo ou stickers personalizados, além de conseguirem compartilhar arquivos e a localização em tempo real.

No WeChat também é possível criar grupos de até 500 membros.

5) Slack

Focado em comunicação empresarial, o Slack é mais indicado para quem está em busca de um aplicativo para se comunicar com colegas de trabalho ou pessoas com as quais está organizando algum projeto.

Através da plataforma, é possível enviar mensagens de texto, vídeo ou áudio, compartilhar arquivos, criar enquetes, definir status (se está disponível ou não), além de fazer ligações quando necessário.

Há uma versão paga do Slack, mas o aplicativo também disponibiliza o uso gratuito com algumas restrições.