5 filmes que vão te fazer refletir sobre a importância da saúde

Nesta sexta-feira, 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Veja uma lista com produções para você assistir!

Por: Caroline Vale
Veja uma lista com filmes que abordam o tema saúde!
Créditos: Divulgação/H2O Films
Veja uma lista com filmes que abordam o tema saúde!

Dia 7 de abril é Dia Mundial da Saúde, uma data importante para refletirmos sobre as necessidades da população no que diz respeito ao bem-estar.

Ao longos dos anos, saúde tem sido um tema constante nas produções cinematográficas.

Filmes com a temática costumam chamar bastante a atenção do público, gerando reflexões importantes sobre diagnóstico, tratamento, autocuidado e, é claro, a valorização dos profissionais da área.

Para celebrar a data, confira uma lista com 5 longas que abordam o tema e estão disponíveis nos streamings!

Jillian Bell interpreta Brittany Forgler em “A Maratona de Brittany”
Créditos: Divulgação/Amazon Studios
Jillian Bell interpreta Brittany Forgler em “A Maratona de Brittany”

1) “Patch Adams – O Amor é Contagioso” (1998)

O famoso filme aborda assuntos importantes como a saúde mental e o tratamento humanizado dos pacientes. Apesar do lançamento em 1998, a mensagem de “O amor é Contagioso” ainda é muito atual.

Baseado na história real de Hunter Doherty “Patch” Adams, a trata traz Patch Adams (Robin Williams) que, após tentar suicídio, se interna em um hospital psiquiátrico.

No local, ao ajudar outros internos, ele encontra um novo amor: a medicina. Patch, então, começa a fazer faculdade para virar médico e ajudar as pessoas.

Contrariando os métodos tradicionais, o rapaz tenta provar que o amor em conjunto com a medicina podem transformar as pessoas.

Onde assistir? Amazon Prime Video

2) “Para sempre Alice” (2014)

Baseado no livro de mesmo nome escrito por Lisa Genova, o filme aborda a doença de Alzheimer e rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Julianne Moore.

Alice Howland é professora de Harvard e especialista em linguística. Na melhor fase de sua vida, ela está feliz pelo que conseguiu construir, tanto a nível pessoal, quanto profissional.

Porém, tudo muda quando ela recebe o diagnóstico de Alzheimer em uma fase avançada para sua idade.

Além da solidão do diagnóstico, o longa retrata o trabalho que precisa ser abandonado, a força da família e, principalmente, o processo de deterioração mental da mulher que um dia foi cheia de vida.

Onde assistir? HBO Max

https://www.youtube.com/watch?v=ikwYmKkvI6o

3) “O mínimo para viver” (2017)

Transtorno alimentar é o tema do filme “O Mínimo Para Viver”, da Netflix. O longa aborda as consequências da grave condição, o cotidiano da reabilitação e as possíveis motivações dos pacientes.

A produção conta a história de Ellen (Lily Collins), de 20 anos, que sofre um distúrbio alimentar que afeta muitas outras pessoas: a anorexia.

Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança.

Mas, quando ela encontra um médico não convencional e é desafiada a enfrentar sua condição, tudo pode mudar.

Onde assistir? Netflix

4) “Sob Pressão” (2016)

Sucesso nacional, “Sob Pressão” coloca em pauta o papel do SUS e dos profissionais da saúde. Dirigido e produzido por Andrucha Waddington, é livremente inspirado no livro do cirurgião torácico Marcio Maranhão.

O filme, lançado em 2016, deu origem à série de sucesso da TV Globo, disponível no catálogo do Globoplay.

Na trama, um médico e sua equipe têm que realizar três cirurgias muito complicadas – de um traficante, de um policial militar e de uma criança. Os três acabaram sendo feridos no mesmo tiroteio em uma favela próxima ao hospital público.

Com poucos recursos, além de precisar atender a todos ao mesmo tempo, os profissionais ainda enfrentam as pressões sociais da situação.

Onde assistir? Telecine

5) “A Maratona de Brittany” (2019)

Baseado em uma história real, o filme é um exemplo para quem quer melhorar a qualidade de vida.

Brittany (Jillian Bell), de 27 anos, anda angustiada com sua vida, que está fora dos eixos tanto com relação ao seu emprego, como aos seus hábitos alimentares.

Após uma visita ao médico para conseguir uma receita de antidepressivos, ela decide mudar seu estilo de vida.

Impossibilitada de pagar as mensalidades da academia, a protagonista, então, começa a participar de grupos de corrida, algo que ela repudiava pouco tempo antes.

Onde assistir? Amazon Prime Video