Alunas recebem detenção da escola por causa dos seus cabelos

Por: Redação Comunicar erro

Códigos de vestimenta têm gerado muitos protestos em escolas ao redor do mundo. Neste mês, o caso de uma aluna que foi suspensa por usar uma blusa que revelava os ombros chamou atenção. E, agora, é a história de Mya e Deanna Cook que fazem manchetes.

As adolescentes de 15 anos receberam 16 horas de detenção e foram impedidas de ir ao baile da sua escola e de participar de um clube de cultura latina por terem o cabelo trançado. O diretor do colégio, Alexander Dan, justificou que as tranças das garotas significam “fortuna”, e, por isso, poderia ser um “fator diferenciador entre estudantes de diferentes origens socioeconômicas”. Ele disse ainda que a instituição busca “minimizar diferenças materiais e distrações”.

Mya e Deanna Cook receberam detenção por causa de seus cabelos

Essas não são as únicas proibições do colégio de Massachusetts, Estados Unidos. A lista inclui “linhas raspadas ou laterais raspadas” e “afros” como outros estilos não permitidos.

Em um vídeo do BuzzFeed News, outras estudantes negras disseram ter passado por situações semelhantes à de Mya e Deanna. Uma delas, Jaden Granderson, contou que viu estudantes falando a uma menina que deixava seus cachos naturais que ela deveria cortar, alisar quimicamente ou trançar diariamente o seu cabelo. Janai Matthews disse que também já foi chamada à diretoria por causa do seu cabelo, e tentou se defender. “Mas é claro que eles não entenderam. Fiquei explicando e explicando, praticamente em lágrimas, bem frustrada. E eles ficaram tipo: ‘com base na pesquisa que nós fizemos, não parece que você precisa usar tranças'”.

A União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês), apontou que essas regras são todas uma forma de racismo. A procuradoria-geral de Massachusetts mandou uma carta à escola exigindo que as partes racistas do código de vestimenta fossem suspensas. Eles também encontraram evidências de que estudantes brancos não eram repreendidos por quebrarem regras relacionadas aos cabelos.

“Eu fiquei pensando: é apenas o meu cabelo. Por que estou tendo que ser notificada, [acusada de] infrações e tendo que lidar com tudo isso quando é apenas o meu cabelo?”, questiona Deanna. Assista ao vídeo do BuzzFeed News abaixo:

Compartilhe:

Tags: #preconceito
1
04:50
‘Evelyn’: um filme sobre como superar uma tragédia familiar
"Evelyn" é uma história familiar que discute, sob um olhar extremamente pessoal e sensível, o reflexo de um suicídio na …
2
11:28
Netflix: 4 motivos para assistir o filme de Breaking Bad
Está ansioso para assistir "El Camino: A Breaking Bad Film"? Pode ficar tranquilo que a estreia mundial pela Netflix é …
3
04:44
Netflix: nova temporada da série ‘Explicando’ investiga a mente humana
https://youtu.be/W7LcbbWltb0
4
04:20
Netflix: “Life Animated”- uma história sobre autismo, Disney e amor
Hoje a dica do "Cultura em Casa" é um documentário lindo que vai surpreender você: "Life Animated". O filme conta a …
5
04:50
Netflix: “Indústria Americana” mostra choque de culturas
https://www.youtube.com/watch?v=VWbbLQ3xLNo Hoje a dica do "Cultura em Casa" é o documentário "Indústria Americana", lançamento original da Netflix. O filme mostra o …
6
05:26
Como os Beatles mudaram a minha vida — parte 3
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
7
06:05
Prepare-se: ‘Matrix 4’ vem aí com Keanu Reeves confirmado no elenco.
Você assistiu aos filmes da trilogia "Matrix"? Hoje a dica do "Cultura em Casa" é um convite para você mergulhar …
8
05:14
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 2
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …