Ana Maria se contradiz no Dia da Consciência Negra e é fortemente criticada
Na finalização do programa, a apresentadora leu e concordou com uma frase que exalta a "Consciência Humana"
Na manhã desta sexta-feira, 20, a apresentadora Ana Maria Braga causou uma grande contradição ao terminar o seu programa hoje, no Dia da Consciência Negra. A data anual, geralmente conduzida a realizar a reflexão sobre as condições históricas e atuais da comunidade negra na sociedade, contou com o discurso de “consciência humana” de Ana.
![Ana Maria se contradiz no Dia da Consciência Negra e é fortemente criticada](https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2020/11/ana-maria-post-450x230.jpg)
“A gente não precisa de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina. A gente precisa de 365 dias de consciência humana”, disse a apresentadora, frisando para uma frase do autor Thiago Saraiva, retirado de um site de citações da internet.
Ana Maria ainda reforça a afirmação, dizendo “que assina embaixo com todo o coração”. O vídeo com a reflexão de encerramento, que na maior parte das vezes é publicado nas redes sociais do “Mais Você”, não foi publicado no Twitter até o momento.
- Doença de Parkinson: estudo aponta dois fatores evitáveis
- PlayStation Store: 4 Jogos Multiplayer de Esporte Imperdíveis nas Ofertas de Férias
- 27 cursos gratuitos da USP para fazer em casa e melhorar seu currículo
- Como identificar o Parkinson de forma precoce? Conheça sintomas e causas dessa doença
Assista ao vídeo
A contradição de Ana Maria sobre o Dia da Consciência Negra
A frase dita por Ana Maria Braga dá-se a entender que existe igualdade racial no Brasil e nega o racismo escancarado que existe até os dias atuais.
Para se ter ideia, de acordo com os dados do Pnad, negros (definidos pelo IBGE como pretos e pardos) tem maiores dificuldades de acesso à moradia: 7 em cada 10 que moram em casas com inadequação são pretos ou pardos.
A desigualdade também se estende para a questão da vulnerabilidade: mulheres negras têm 64% mais riscos de serem assassinadas, em comparação a mulheres brancas.
Críticas e repercussão a Ana Maria nas redes sociais
Os internautas não deixaram passar e perceberam a falta de coerência de Ana Maria. Uma grande partes dos telespectadores que assistiam o programa foram comentar nas redes sociais, tornando um dos assuntos mais falados do momento no Twittter.
https://twitter.com/bruno_mainardes/status/1329807240178577408
https://twitter.com/m1ng4uxd1101/status/1329808855266693124
https://twitter.com/nairim_bernardo/status/1329775135423750146