Astrid Fontenelle relata luta contra o lúpus

Veja como identificar os sintomas da doença

Astrid Fontenelle foi diagnosticada com lúpus
Astrid Fontenelle foi diagnosticada com lúpus

A apresentadora Astrid Fontenelle relatou em entrevista ao programa “Bem Estar”, da TV Globo, sua batalha diária contra o lúpus e afirma ter encontrado forças no filho Gabriel, de 10 anos, para superar a doença.

“Passei um ano mal, comecei a ter um inchaço [nas mãos], não conseguia pegar nem no volante. O corpo fala, emite sinais”, declarou a artista.

Após o diagnóstico, Fontenelle passou quinze dias internada. A doença já havia atingido as articulações, os pulmões e os rins. Na ocasião, a apresentadora do programa “Saia Justa”, do GNT, emagreceu 14kg e precisou raspar o cabelo.

View this post on Instagram

Dia beeem produtivo no #saiajusta. Tivemos um importante e necessário papo sobre suicídio na adolescência ( os números são assustadores) . Depois teve papo sobre relacionamento e dinheiro e pra encerrar , inspiradas numa exposição q esta acontecendo no MAC daqui de SP, falamos sobre cheiros…. Eu estava cheirosa…. com meu perfume favorito, o Molecullar One da Excentric. No mais, obrigada @tigoficial Por essa saia e blusa!!!

A post shared by astridfontenelle (@astridfontenelle) on

“Eu falei ‘não quero cena de novela’. Eu disse ‘tira esse cabelo agora e me leva na melhor loja de perucas de São Paulo’. Mas o que doeu em mim mesmo foi descer do salto. Eu tinha muitas dores nas articulações. Passei a andar de tênis”, revelou.

Mãe adotiva do pequeno Gabriel, que na época tinha 4 anos, Astrid Fontenelle lembrou que o filho a ajudou a não desistir. “Não, ele não vai perder a segunda [mãe]”, disse ela. “Esse menino não merece passar por isso. Ele já perdeu uma, ele não vai perder a mim também. Então eu vou ficar boa!”, contou.

Atualmente, a artista diz que se sente ”ótima” e segue sua vida normal, tomando os remédios diariamente e evitando qualquer tipo de exposição ao sol.

LÚPUS

A população em geral pouco sabe sobre o lúpus, doença autoimune de difícil diagnóstico que atinge 200 mil brasileiros, segundo estimativas. O lúpus caracteriza-se por um processo inflamatório que pode comprometer vários órgãos, como a pele, articulações, rins, pulmões e o coração.

A doença não é contagiosa e acomete jovens de 20 a 40 anos, predominantemente as mulheres.  Sua origem ainda não é totalmente conhecida, mas já se sabe que está relacionada a fatores genéticos, hormonais, e ambientais.

Veja na matéria abaixo, dicas de como identificar os sintomas e causas da moléstia.