BBB19: ‘Cota não é esmola’, Gabriela dá recado para Maycon

Com apoio do brother Rodrigo, participante defendeu a importância das cotas raciais

Feminista, lésbica, artista e ativista social, Gabriela Hebling vem fazendo história no “BBB19, principalmente quando o assunto diz respeito à cultura negra. Na madrugada de sexta-feira (25) não foi diferente: após Maycon comentar que não apoia cotas raciais, Gabi e Rodrigo abriram uma discussão sobre o tema.

Existia uma ideologia do embranquecimento, para melhorar as condições econômicas, sociais e políticas do Brasil, então teríamos que embranquecer o Brasil. Aí que nasce a nomenclatura pardo. Ao invés de falar que as pessoas são negras, você diz que é pardo. Tanto que na minha certidão eu sou pardo”, introduziu Rodrigo. “A minha também”, respondeu a sister.

Rodrigo explicou: “Tudo o que é bom, bonito e belo é branco. Você tem esse padrão branco eurocêntrico. E passamos décadas acreditando que pessoas negras com pele clara são pardas ou brancas. Mas uma pessoa negra de pele clara continua sendo negra”.

Ao falarem sobre cotas, Gabriela utilizou quatro palavras marcantes: “Cota não é esmola”.

A fala da participante faz referência à canção de Bia Ferreira, multi-instrumentista, cantora de jazz, blues e soul brasileira:

No Twitter, o assunto entrou para os mais lidos do dia; veja alguns comentários: