CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

BBB20: Babu explica por que odeia ser chamado de negro

Mais uma vez, Babu deu aula

Por: Redação

Após a eliminação de Felipe Prior do Big Brother Brasil 20 (BBB20), Babu Santana explicou por que odeia ser chamado de negro, em conversa com as sisters na cozinha VIP da casa mais vigiada do Brasil, nesta quarta-feira, 1º.

bbb20 babu
Crédito: Reprodução/TVGloboBBB20: Babu explica por que odeia ser chamado de negro

Não é a primeira vez que Babu compartilha conhecimentos importantes para a sociedade dentro do reality da TV Globo. Nesta quarta-feira, ele contou sobre a origem ofensiva da palavra “negro” e explicou que chamar as pessoas de “preto (a)” pela cor da pele é o considerado correto.

“Pessoas de pele preta não eram chamadas de negro. Era moros, africanos, qualquer coisa, menos negro. Negro vem de nigro, do grego, que é inimigo, e é por isso que eu renego esse nome”, relatou. “Se você pegar negro no dicionário português é ‘o que não remete luz, funestro, sinistro’. Não tem uma atribuição positiva a essa palavra”, completou Babu.

Veja o vídeo completo:

Racismo: saiba como denunciar

Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.

Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.

A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.

No Brasil, há uma diferença quando o racismo é direcionado a uma pessoa e quando é contra um grupo. Saiba mais como denunciar e o que fazer em caso de racismo e preconceito neste link.

Acompanhe a página especial do BBB20 na Catraca Livre e fique por dentro de tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil!

1
Guia Negro entrevista Fabrício Boliveira: ‘A presença de negros na TV ainda é uma batalha’
O ator Fabrício Boliveira afirma que a presença de pessoas negras na televisão ainda é muito pequena e que o …
2
5 séries na Amazon e Netflix perfeitas para você maratonar com o mozão
Está cansado de acompanhar essa avalanche de notícias sobre o coronavírus? Então, separa aquele baldão de pipoca e aquela coberta …
3
Aprenda a fazer uma videochamada no WhatsApp
O distanciamento social que parte da população está fazendo as pessoas conversarem cada vez mais pelo celular. Chega mais que …
4
Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados por conta do coronavírus
Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados por conta da pandemia de coronavírus. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 24, …
5
Coronavírus: serviços disponíveis para melhorar seus dias em casa
As TVs por assinatura e os serviços de streaming flexibilizaram seus pacotes e ampliaram a programação disponível para jovens, crianças …
6
Babu no BBB20: Precisamos falar sobre racismo
Os inúmeros episódios de racismo sofridos por Babu no BBB 20 estão dando o que falar. Segue com a gente …
7
Ronaldinho Gaúcho e a polêmica do passaporte falso no Paraguai
Dizer que Ronaldinho Gaúcho é o rei do rolê aleatório gera um total de zero novidades. Mas o bruxo resolveu …
8
Assédio de Pyong ganha destaque em paredão com Guilherme e Gizelly
Não faltou polêmica no paredão entre Guilherme, Pyong e Gizelly no Big Brother Brasil 20.Isso porque o paredão desta terça-feira, …