BBB20: Gizelly é criticada após perfil de Thelma apontar racismo estrutural em fala da advogada

Advogada debochou da maquiagem da médica

Por: Redação

Embora Gizelly e Thelma sejam amigas no Big Brother Brasil (BBB20), a advogada cometeu um ato de racismo estrutural, durante uma conversa com as demais sisters a respeito da maquiagem da médica.

thelma gizelly
Crédito: Reprodução/GloboThelma foi alvo de comentário racista de Gizelly, sua amiga no BBB20

O perfil da participante no Twitter repercutiu uma fala polêmica da capixaba, quando ela se referiu à base de maquiagem da médica como “barro”.

Os responsáveis pelo perfil de Thelma deixaram claro que a fala reproduz um discurso de racismo estrutural, e que é importante chamar a atenção de Gizelly mesmo as duas sendo amigas.

“Mais cedo Gizelly teve uma fala que se enquadra como racismo estrutural, apesar de afirmar que não é pela cor e sim pela quantidade da base que Thelma usa, ainda assim é uma fala racista. Infelizmente temos no nosso vocabulário várias palavras que são racistas e nem todo mundo sabe, como ‘denegrir’ e ‘criado mudo’, a chave para a luta contra isso é a educação e o debate saudável”, escreveu o administrador do perfil de Thelma.

Confira o momento abaixo:

Racismo: saiba como denunciar

Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.

Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.

A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.

No Brasil, há uma diferença quando o racismo é direcionado a uma pessoa e quando é contra um grupo. Saiba mais como denunciar e o que fazer em caso de racismo e preconceito neste link.

Acompanhe a página especial do BBB20 na Catraca Livre e fique por dentro de tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil!