Beijo de Maura e Ionan sugere ‘Cura Gay’ e gera polêmica na web

Romance entre Maura e Ionan é considerado como uma "cura gay"

Em “Segundo Sol” – trama das 21h da TV Globo – a última cena foi motivo de muitas discussões na web. O motivo? Maura (Nanda Costa) e Ionan (Armando Babaioff) terminaram aos beijos.

Na história de João Emanuel Carneiro, atualmente no horário nobre da TV Globo, a policial enfrentou o preconceito de um pai homofóbico e machista para assumir sua relação com Selma (Carol Fazu), ou seja um casal lésbico. Shippado como #MaSel nas redes sociais, nos últimos capítulos o casal estava bem feliz, pois as personagens finalmente iam ser mães. Mas foi aí que tudo se complicou.

Mesmo a contragosto de Selma, Maura ficou grávida após fazer a inseminação artificial de um doador muito conhecido: seu parceiro de profissão Ionan. No dia do procedimento, ele já deu pistas que seria muito mais do que um simples doador, interferindo negativamente em todo processo do casal homossexual.

Maura e Ionan terminam o último capítulo de sábado (25) se beijando
Créditos: reprodução
Maura e Ionan terminam o último capítulo de sábado (25) se beijando

Já há alguns dias os internautas estão descontentes com a forma como a trama entre o casal #MaSel vem se desenrolando. O estopim que aumentou o número de discussões e a chuva de críticas, foi que o casal #Maunan terminou aos beijos no último capítulo. A cena gerou polêmica e repercutiu na web, justamente porque sugere uma ‘cura gay’ que vai contra a luta pelos direitos LGBT. 

As opiniões são divididas. Alguns internautas atém defendem o “casal” #Maunan: “gente, essa narrativa de em volta de “maura e ionan” é justamente pra mostrar que nossa sexualidade PODE ser fluida. calma aí, o que tem de cura gay nisso se na história não falava COM CERTEZA que a maura era lésbica? ela não pode ser bi, não?”.

A maioria dos internautas, porém, critica tanto os personagens quanto o desenvolvimento da trama: “e essa novela acaba ofendendo não só a nós lésbicas como também às bissexuais, que acabam sendo mais uma vez representadas como incapazes de serem fieis e de manter uma relação monogâmica.”

Veja algumas reações do público nas redes sociais:

https://twitter.com/namastensa/status/1033797503177641984

https://twitter.com/gabibrojek/status/1033701855858180096

  • E não é só a Globo e o Congresso que passam vergonha com ideias pré-históricas. A cantora Anitta errou feio, errou rude ao falar que era a “cura gay” em show no Baile da Vogue. E a gente já está calejado de saber que homossexualidade não é um doença, sendo assim, não há nenhuma cura.