Últimas notícias:

Loading...

Bolsonaristas zombam Camila Pitanga por malária falando de cloroquina

Para bolsonaristas essa seria uma forma da atriz tomar o medicamento sem precisar 'dar razão a Bolsonaro' quando a eficacia da droga no combate a covid-19

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Apoiadores de Jair Bolsonaro decidiram zombar da atriz Camila Pitanga, nesta terça-feira, 1, pela artista em diversos momentos criticar atitudes do presidente e agora, após relatar que ela e a filha estão com malária, precisem tomar cloroquina, tida pelos bolsonaristas como o “remédio do presidente”.

camila pitanga malária
Bolsonaristas criam meme para insinuar que Camila Pitanga não estaria com malária de verdade

Há bolsonarista negando que Camila Pitanga esteja com malária e que na verdade ela teria inventado o diagnóstico para poder tomar cloroquina, que possui eficácia comprovada contra a malária, mas não contra o novo coronavírus.

De fato, o medicamento tem foi testado em vários hospitais do mundo todo em pacientes com quadro grave de covid-19. Porém, ainda faltam evidências conclusivas sobre sua real eficácia e segurança nesses casos. Após diversas mortes e resultados negativos, a Organização Mundial da Saúde interrompeu os testes com a cloroquina e a hidroxicloroquina no tratamento contra a covid-19.

Mesmo assim, a cloroquina tem sido amplamente apontada pelos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump como a solução para os casos graves de coronavírus. Bolsonaro chegou a defender a medicação durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV.

No início da pandemia, com a possibilidade de eficácia da cloroquina no combate ao novo coronavírus, o medicamento chegou a ficar em falta nas farmácias, comprometendo o tratamento de quem de fato precisa da droga.

Cabe aqui dizer que cloroquina é usada há mais de 70 anos contra a malária. A hidroxicloroquina é um derivado menos tóxico da droga e também usada contra malária, lúpus e artrite.

A malária é uma doença infecciosa febril, aguda, transmitida através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, e caracterizada por febre alta acompanhada de calafrios, suores e cefaleia. No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, área endêmica para a doença.

Camila Pitanga publicou em suas redes sociais uma foto dos exames com o resultado positivo para a doença, mas não bastou. Até o procurador Ailton Benedito, Secretaria de Direitos Humanos da Procuradoria-Geral da República, ironizou a artista.  “Tomara que se recuperem plena e rapidamente. Foi prescrita cloroquina para o tratamento?”, escreveu o bolsonarista.

“Camila Pitanga afirmou que está com Malária só para tomar Cloroquina sem ter que dar o braço a torcer. Malária em Copacabana, em pleno inverno é de matar”, escreveu um internauta. “Como tomar cloroquina sem dar razão pro Bolsonaro? Nesta sexta no Globo Repórter: Camila Pitanga”.

Confira a repercussão na web:

Compartilhe: