Cena de racismo em ‘Bom Sucesso’ divide opiniões na web

Personagens brancos tentaram abafar o caso para não fazer escândalo em um evento

Por: Redação

Uma cena de ‘Bom Sucesso’ – trama das 19h da Globo – exibida no capítulo da última terça-feira, 27, dividiu opiniões nas redes sociais. Isso porque a personagem Lulu (Carla Cristina Cardoso) foi vítima de racismo no lançamento do livro de moda de Natasha (Lavínia Vlasak), do qual participou como modelo, e foi impedida de denunciar a mulher que a atacou.

bom sucesso
Crédito: Reprodução/GloboCena de racismo em Bom Sucesso rendeu polêmicas na web

Tudo começou quando a vendedora curtia a festa na loja com seu marido, Tonho (Anderson Müller), quando uma funcionária da Chic se aproximou com uma abordagem preconceituosa: “Licença, querida. Tem como você dá uma limpadinha no banheiro? Acho que já tá precisando”.

Lulu se ofendeu, disse que não trabalhava no local como faxineira, a funcionária pediu desculpas, mas a vítima não deixou a situação passar batida:

“Só desculpo depois que a bonita explicar por que achou que eu era faxineira.”

“Comprei até roupa nova pra vir nesse evento, minha filha! Agora eu quero saber. Você me confundiu porque eu tô vestindo preto ou porque eu sou preta?”.

A polêmica surgiu a partir daí, quando os demais personagens, que são brancos, tentaram apaziguar a situação dizendo que a funcionária já havia pedido desculpas e que, por isso, Lulu não deveria fazer escândalo no meio do evento.

Incomodada com a forma como as pessoas lidaram com o caso, a vendedora afirmou que iria embora da festa e se retirou de cena.

Muita gente elogiou a abordagem de ‘Bom Sucesso’ dizendo o quanto é importante trazer para a ficção situações que as pessoas sofrem na vida real. Contudo, teve gente que reprovou o fato de o caso de racismo na novela ter sido ignorado, sem um desfecho, como acontece na maioria das vezes. “Brancos mandando uma negra ficar quieta em situação de racismo para não dar barraco. Ai, francamente”, disse uma internauta.

Confira as reações:

RACISMO É CRIME

Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.

Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.

A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.

No Brasil, há uma diferença quando o racismo é direcionado a uma pessoa e quando é contra um grupo. Confira a matéria completa abaixo:

1
Netflix: ‘O Monstro ao Lado’ mostra os caminhos tortuosos da justiça
O documentário "O Monstro ao Lado" retrata o dramático processo de julgamento de John Demjanjuk, um pacato cidadão ucraniano que …
2
‘O Irlandês’, de Scorsese, na sua sala
"O Irlandês", filme do diretor Martin Scorsese é lançado na plataforma de streaming Netflix. Com um elenco de tirar o fôlego …
3
‘Inacreditável’: a série da Netflix que veio para surpreender
A série original da Netflix "Inacreditável" é baseada em um caso real e promete te fazer maratonar os 8 episódios …
4
03:50
‘Peaky Blinders’: sangue, navalhas e política na Netflix
A 5ª temporada da série "Peaky Blinders" vem recheada de situações inesperadas e roteiro sempre surpreendente narrando a saga da …
5
05:17
“O código Bill Gates”: decifrando a mente do multibilionário
"O Código Bill Gates" é uma minissérie produzida e lançada recentemente pela Netflix que promete te fazer mergulhar direto pelas …
6
04:50
‘Evelyn’: um filme sobre como superar uma tragédia familiar
"Evelyn" é uma história familiar que discute, sob um olhar extremamente pessoal e sensível, o reflexo de um suicídio na …
7
11:28
Netflix: 4 motivos para assistir o filme de Breaking Bad
Está ansioso para assistir "El Camino: A Breaking Bad Film"? Pode ficar tranquilo que a estreia mundial pela Netflix é …
8
04:44
Netflix: nova temporada da série ‘Explicando’ investiga a mente humana
https://youtu.be/W7LcbbWltb0