Copa Feminina: saiba como a rainha Marta é citada nas redes

Comparação entre jogos das seleções feminina e masculina mostra mais destaque e repercussão para as mulheres

Por: Redação Comunicar erro

Neste domingo, 23, a seleção brasileira feminina enfrenta a França pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo. Apesar de as donas da casa serem consideradas favoritas, Marta é a grande craque do jogo e também domina as conversas quando o assunto é futebol feminino.

Crédito: Assessoria/CBFMarta comemora gol com companheiras da seleção feminina na partida contra a Itália

O Observatório da Copa do Mundo Feminina, realizado pela Stilingue, líder nacional de Inteligência Artificial para o idioma português, em parceria com a Vert Inteligência Digital e o portal Dibradoras, fez um monitoramento das conversas exclusivas sobre a jogadora no período de 21 de maio e 19 de junho, o que considera o período pré-Mundial e vai até o final da primeira fase. Os picos no volume de publicações começam no dia 7 de junho, a abertura da Copa, seguido por 9, 13 e 18 de junho, dias de jogos da seleção.

Marta é o termo mais citado em partidas da seleção feminina

Marta é a rainha especialmente no Twitter: a rede é responsável por 52% das conversas monitoradas sobre a jogadora em junho. São quase 8.000 conversas só em tuítes. Portais de notícias são o segundo canal mais relevante
para se falar da craque da seleção; com 20% das menções. Na sequência de canais principais, Facebook aparece com 19% de conversas; sendo 661 publicações e mais 2,3 mil comentários em publicações que mencionam Marta. Publicações em Blogs respondem a 5% do monitoramento de Marta e, o Youtube, encerram as menções com 2% de participação.

Na comparação entre os termos mais citados por homens e mulheres nas conversas em que Marta é citada, fica clara uma diferença entre os gêneros: para usuários do gênero masculino, menções à melhor do mundo estavam diretamente ligadas a três homens: Vadão, seu técnico, Neymar e Klose. Destacamos o excesso de termos “masculino”, “homens”, dando a entender que a maioria das conversas envolvem a comparação de Marta com
algum aspecto do futebol masculino.

Para usuárias mulheres que mencionam Marta, os termos mais frequentes e quentes são completamente distintos: o jogo Brasil x Itália aparece em destaque, assim como a tag #GuerreirasdoBrasil. “Vezes” e “melhor” surgem em conversas sobre as conquistas da maior atacante em Mundiais.

Copa Feminina x Copa América

Outro levantamento do Observatório da Copa do Mundo Feminina mostra que o terceiro jogo do Brasil na Copa do Mundo Feminina, contra a Itália, no dia 18, teve mais destaque e repercussão do que a partida da seleção masculina na Copa América contra a Venezuela, realizada no mesmo dia.

No total, foram 57.706 publicações, abrangendo mais de 40 mil usuários. O volume de publicações sobre a Copa Feminina foi responsável por mais da metade das publicações do dia 18 de junho, e também, o dobro do volume das publicações sobre a Copa América.

Durante Brasil x Itália, foram registradas 6.411 publicações, volume 17% superior ao jogo Brasil x Venezuela, com 5.278 referências. O total de usuários durante a partida da seleção feminina também foi superior (4.113), sendo 16% a mais se comparado com os usuários captados na partida da seleção masculina contra a Venezuela. Por outro lado, as conversas durante o jogo do Brasil na Copa América alcançaram mais de 55 milhões de usuários, superior aos 31 milhões de usuários atingidos pela partida do Mundial.

1
04:50
‘Evelyn’: um filme sobre como superar uma tragédia familiar
"Evelyn" é uma história familiar que discute, sob um olhar extremamente pessoal e sensível, o reflexo de um suicídio na …
2
11:28
Netflix: 4 motivos para assistir o filme de Breaking Bad
Está ansioso para assistir "El Camino: A Breaking Bad Film"? Pode ficar tranquilo que a estreia mundial pela Netflix é …
3
04:44
Netflix: nova temporada da série ‘Explicando’ investiga a mente humana
https://youtu.be/W7LcbbWltb0
4
04:20
Netflix: “Life Animated”- uma história sobre autismo, Disney e amor
Hoje a dica do "Cultura em Casa" é um documentário lindo que vai surpreender você: "Life Animated". O filme conta a …
5
04:50
Netflix: “Indústria Americana” mostra choque de culturas
https://www.youtube.com/watch?v=VWbbLQ3xLNo Hoje a dica do "Cultura em Casa" é o documentário "Indústria Americana", lançamento original da Netflix. O filme mostra o …
6
05:26
Como os Beatles mudaram a minha vida — parte 3
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
7
06:05
Prepare-se: ‘Matrix 4’ vem aí com Keanu Reeves confirmado no elenco.
Você assistiu aos filmes da trilogia "Matrix"? Hoje a dica do "Cultura em Casa" é um convite para você mergulhar …
8
05:14
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 2
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …