Copa Feminina: saiba como a rainha Marta é citada nas redes

Comparação entre jogos das seleções feminina e masculina mostra mais destaque e repercussão para as mulheres

Por: Redação | Comunicar erro

Neste domingo, 23, a seleção brasileira feminina enfrenta a França pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo. Apesar de as donas da casa serem consideradas favoritas, Marta é a grande craque do jogo e também domina as conversas quando o assunto é futebol feminino.

Crédito: Assessoria/CBFMarta comemora gol com companheiras da seleção feminina na partida contra a Itália

O Observatório da Copa do Mundo Feminina, realizado pela Stilingue, líder nacional de Inteligência Artificial para o idioma português, em parceria com a Vert Inteligência Digital e o portal Dibradoras, fez um monitoramento das conversas exclusivas sobre a jogadora no período de 21 de maio e 19 de junho, o que considera o período pré-Mundial e vai até o final da primeira fase. Os picos no volume de publicações começam no dia 7 de junho, a abertura da Copa, seguido por 9, 13 e 18 de junho, dias de jogos da seleção.

Marta é o termo mais citado em partidas da seleção feminina

Marta é a rainha especialmente no Twitter: a rede é responsável por 52% das conversas monitoradas sobre a jogadora em junho. São quase 8.000 conversas só em tuítes. Portais de notícias são o segundo canal mais relevante
para se falar da craque da seleção; com 20% das menções. Na sequência de canais principais, Facebook aparece com 19% de conversas; sendo 661 publicações e mais 2,3 mil comentários em publicações que mencionam Marta. Publicações em Blogs respondem a 5% do monitoramento de Marta e, o Youtube, encerram as menções com 2% de participação.

Na comparação entre os termos mais citados por homens e mulheres nas conversas em que Marta é citada, fica clara uma diferença entre os gêneros: para usuários do gênero masculino, menções à melhor do mundo estavam diretamente ligadas a três homens: Vadão, seu técnico, Neymar e Klose. Destacamos o excesso de termos “masculino”, “homens”, dando a entender que a maioria das conversas envolvem a comparação de Marta com
algum aspecto do futebol masculino.

Para usuárias mulheres que mencionam Marta, os termos mais frequentes e quentes são completamente distintos: o jogo Brasil x Itália aparece em destaque, assim como a tag #GuerreirasdoBrasil. “Vezes” e “melhor” surgem em conversas sobre as conquistas da maior atacante em Mundiais.

Copa Feminina x Copa América

Outro levantamento do Observatório da Copa do Mundo Feminina mostra que o terceiro jogo do Brasil na Copa do Mundo Feminina, contra a Itália, no dia 18, teve mais destaque e repercussão do que a partida da seleção masculina na Copa América contra a Venezuela, realizada no mesmo dia.

No total, foram 57.706 publicações, abrangendo mais de 40 mil usuários. O volume de publicações sobre a Copa Feminina foi responsável por mais da metade das publicações do dia 18 de junho, e também, o dobro do volume das publicações sobre a Copa América.

Durante Brasil x Itália, foram registradas 6.411 publicações, volume 17% superior ao jogo Brasil x Venezuela, com 5.278 referências. O total de usuários durante a partida da seleção feminina também foi superior (4.113), sendo 16% a mais se comparado com os usuários captados na partida da seleção masculina contra a Venezuela. Por outro lado, as conversas durante o jogo do Brasil na Copa América alcançaram mais de 55 milhões de usuários, superior aos 31 milhões de usuários atingidos pela partida do Mundial.

1 / 8
1
05:57
15 memes imperdíveis sobre o governo Bolsonaro
Já ouviu falar em deep fake? A tecnologia usada para colocar o rosto de uma pessoa em outra em um …
2
05:57
Netflix: ‘Olhos que condenam’, quando a justiça não é cega
"Olhos que condenam" é uma minissérie com 4 episódios que conta a história real de um dos maiores e mais …
3
02:59
A origem dos filmes da Disney
No vídeo de hoje, a nossa correspondente Taty Leite, do Canal Vá Ler um Livro, conta sobre como os filmes …
4
01:17
Conheça as obras de Robert Mapplethorpe
O jornalista Gilberto Dimenstein foi ao museu Guggenheim, em Nova Iorque e comenta a carreira do fotógrafo Robert Mapplethorpe, que …
5
03:04
Netflix: comédia argentina fala sobre arte e amizade
O cinema argentino nos brinda com mais um grande filme, disponível agora na Netflix. “Minha obra-prima” é um filme para …
6
08:10
Netflix: 4 documentários imperdíveis para repensar a vida
A Netflix disponibiliza documentários sobre variados temas e então decidimos fazer uma seleção de quatro títulos que convidam o espectador …
7
20:37
Copa feminina: Boletim da Tia Paulinha – Episódio 5
Infelizmente, a Copa Feminina está chegando ao fim, assim como o Boletim da Tia Paulinha. No último episódio, relembramos os …
8
02:22
Saiu versão de ‘Dom Quixote’ com ilustrações de Salvador Dalí
A gente já falou por aqui sobre os desenhos de Cavalcanti para nosso clássico brasileiro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, …