Coronavírus: Sandra Annenberg nega abraço à senhora e se desculpa
A apresentadora do Globo Repórter publicou um vídeo em seu Instagram para explicar o ocorrido; assista
Com toda elegância de sempre, a jornalista Sandra Annenberg relatou, em um vídeo publicado em seu Instagram, que negou abraço a uma senhora na rua e se desculpou. O motivo? A prevenção do coronavírus.
“Hoje, pela primeira vez, eu neguei um abraço. Uma senhora veio em minha direção e me disse: ‘Sandra, me dê um abraço?’. E eu respondi: ‘Não. Desculpe'”, contou a apresentadora do “Globo Repórter” nesta sexta-feira, 13.
Sandra ainda fez um alerta à população e deu dicas muito importantes. “Agora, a gente precisa manter a calma e tomar atitudes responsáveis. Por isso, eu peço a todos que se cuidem. O básico, a gente já sabe: não dá aperto de mão, nem abraço, nem beijo. Na hora de tossir ou de espirrar, use o braço assim. Lave as mãos com sabão frequentemente. Use o álcool gel. Não leve a mão ao rosto. E quanto tudo isso passar, nós voltaremos a dar aqueles abraço apertado. Por enquanto, fica aqui o meu abraço virtual. E o meu desejo de saúde a todo mundo”, disse.
- Como a bronquiolite afeta a saúde e a morte de crianças de até 1 ano
- Estes são os benefícios do abraço à nossa saúde
- Antônio Fagundes revela ter perdido 10 quilos em uma semana após diagnóstico
- Prevenção da bronquiolite pode reduzir morte de crianças até 1 ano
Assista ao vídeo:
- Coronavírus: número de casos confirmados no Brasil
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
Casos de coronavírus no mundo
Na quarta-feira, 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia do novo coronavírus e informou que, nas próximas semanas, o número de casos, de mortes e o número de países afetados deve aumentar ainda mais.
De acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins, que monitora a situação globalmente, com a ajuda de diversos institutos e ministérios de saúde dos países, os casos de pessoas infectadas já passam de 120 mil no mundo, com mais de 4 mil mortes.
Sintomas do novo coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Cuidados para prevenir o coronavírus
Diante dos primeiros casos confirmados no Brasil, o Ministério da Saúde reforça as medidas de prevenção para evitar que o vírus se espalhe por aqui. São cuidados simples que reduzem o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Entre as medidas estão:
- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; - Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).