EM ALTA

Dentista posta harmonização facial em foto de Frida Kahlo e revolta web

Para internautas padronizar o rosto de uma mulher que lutou toda a vida contra a pressão estética sobre os corpos femininos foi uma grave ofensa

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Uma dentista de Porto Alegre (RS) publicou em seu perfil profissional no Instagram uma foto comparativa da pintora feminista Frida Kahlo, de um lado sem e do outro com harmonização facial e gerou revolta na web. O nome da famosa mulher que lutou contra o pressão estética sobre o corpo feminino ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter, neste sábado, 21, com diversas críticas a iniciativa da ortodentista.

Frida Kahlo
Crédito: Reprodução/TwitterDentista faz harmonização facial em foto de Frida Kahlo e revolta web

Formada pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Juliana Marchi, postou duas imagens de Frida Kahlo, uma com o antes e outra com o depois da harmonização facial e escreveu: “E se a gente harmonizasse a Frida? Confesso que gostei dessa transformação, achei ela linda”.

Para saber mais sobre harmonização facial, clique aqui.

“O rosto feminino fica mais harmônico com formato mais triangular, enquanto o rosto masculino apresenta um queixo e uma mandíbula mais quadrado e forte. Todas essas características não são regras, porque cada rosto é único, mas sempre acho importante realizar um estudo de visagismo antes de iniciar cada tratamento”, completou a dentista no post com a foto de Frida Kahlo com harmonização facial.

Crédito: Reprodução/InstagramDentista faz harmonização facial em foto de Frida Kahlo e revolta web

Na web, a iniciativa gerou revolta e após a repercussão, a dentista que tem mais de 68 mil seguidores tornou sua conta no Instagram privada.

“O feminismo liberal pega uma mulher com deficiências, comunista e que não peforma um padrão colonizado de feminilidade e transforma nisso: Transforma a imagem de uma mulher forte em um produto que de Frida Kahlo só tem o nome. E encontra “empoderamento” na desumanização”, escreveu uma internauta.

Para conhecer mais sobre a vida e obra de Frida Kahlo, clique aqui.

“Tá de sacanagem né??? Frida sempre lutou contra padrões impostos para as mulheres. Acho que falta o mínimo, que é conhecer (conhecimento) respeito. Não é só usar a imagem de alguém para ‘bombar’ na internet”, escreveu outra.

Após apagar o post que gerou tamanha repercussão negativa, a dentista se manifestou sobre o caso em sua conta no Instagram.

“Não é a primeira vez que existe uma polêmica no meu Instagram e está tudo certo. Eu só vim aqui justificar a postagem, algumas pessoas me perguntando. Eu arquivei a postagem, eu tirei, não tenho interesse nenhum em gerar controvérsias com a postagem, não foi meu objetivo e continua não sendo. Foi um erro de interpretação, acredito que as pessoas que colocaram as mensagens não souberam ler o texto direito ou interpretar, porque a postagem era exatamente contra essa padronização. Quem me conhece sabe que eu falo muito sobre isso. Quando eu entrei no Twitter estada no trending topics o assunto, eu recebi mensagens de jornalistas, enfim… Para mim o assunto está encerrado”, afirmou Juliana Marchi.

Confira a repercussão: