Últimas notícias:

Loading...

O desabafo necessário de Ingrid Guimarães sobre etarismo

"Por que esse estigma de algo que todo mundo vai chegar?", escreveu a atriz

Por: Redação

Ingrid Guimarães é uma das atrizes mais celebradas do Brasil e, assim como outras milhares de mulheres no mundo – famosas ou anônimas – também está sentindo os efeitos do etarismo. Prestes a completar 50 anos, a atriz desabafou e fez uma importante reflexão sobre o assunto no Instagram.

Atriz Ingrid Guimarães
Crédito: Reprodução/Revista ClaudiaIngrid Guimarães

“Tenho percebido um certo silêncio quando digo que tô chegando perto dos 50. Quando a pessoa quer ser simpática ainda diz: ‘Olha, você tá ótima, tá?! Quase como quem diz: ‘Calma, que você não parece velha’. Como se parecer fosse algo a ser urgentemente evitado. Como diz a escritora Miriam Goldenberg, a única categoria social que une todo mundo é ser velho. Então por que esse estigma de algo que todo mundo vai chegar?”, desabafou.

Estilista Vivienne Westwood comendo banana
Ingrid ilustrou seu post com foto da estilista Vivienne Westwood

No post, ilustrado pela uma foto da designer britânica Vivienne Westwood, de 80 anos, figura bastante conhecida por sua irreverência e vitalidade, a atriz brasileira prosseguiu:

“Quem estipulou que o game acabou? Se vc for pensar, que somos sobreviventes de uma pandemia, que ainda estamos aqui. Depois de tantas mortes trágicas não deveríamos estar recebendo os parabéns?”, questionou. “Há pouco tempo conheci a palavra “velhofobia”. E junto a ela, um monte de regras sobre o que não se pode mais. Luto contra ela todos os dias.

Ingrid prosseguiu sua reflexão: “De repente tive que falar no assunto com mais frequência. Me preparar para um número como se tivesse indo pra uma forca social. Imagina como se sentem os que fazem 60, 70, 80? Pois eu não tô a fim de ser estatística, tô a fim de ser feliz sem que um número me defina”, escreveu.

Artistas e fãs comentaram e aplaudiram o post. “Por aqui 60. E acabei de voltar de uma partida de Beach Tenis! Bora Ingrid”, revelou Astrid Fontenelle. “Que maravilhoso estarmos nesse momento em que certos conceitos caem bonitos por terra e percebemos que não somos escravos deles como nos eram impostos a um tempo atrás!! Viva a vida e essa jornada mais leve”, escreveu uma internauta.

O que é etarismo?

Em algum ponto ou outro da vida, a maioria de nós já formou julgamentos negativos até inconscientemente sobre as pessoas com base em sua idade. Infelizmente, isso ainda é tão socialmente aceitável que muitas vezes sequer nos damos conta quando praticamos o etarismo.

O termo etarismo foi cunhado por Robert Butler em 1969 e significa discriminação contra indivíduos ou grupos etários com base em estereótipos associados à idade. O etarismo pode assumir muitas formas, desde atitudes individuais até políticas e práticas institucionais que perpetuam a discriminação etária.

Compartilhe:

Tags: #Famosos