Google vai excluir estes conteúdos do Gmail e Fotos; descubra se te afeta

O Google começará uma limpeza em massa a partir do dia 1º de dezembro; veja como proteger seus dados

Um grande número de usuários do Gmail e Google Fotos estão prestes a ter seus conteúdos e contas inativas excluídas pela gigante da tecnologia, Google.

A partir de 1° de dezembro, a empresa se comprometeu a realizar uma limpeza em massa nas contas que considera não utilizadas há um bom tempo.

Todo conteúdo, desde mensagens de Gmail até aos documentos do Google Docs, estará sujeito a esta exclusão. Os usuários estão sendo alertados desde julho deste ano, através de e-mails avisando sobre as futuras ações da empresa.

Google anuncia exclusão de conteúdos do Gmail e Fotos
Créditos: iStock/Vitalii Petrushenko

Google anuncia exclusão de conteúdos do Gmail e Fotos

Mas, afinal, quais critérios definem uma conta como inativa?

De acordo com os informativos enviados pela Google, aquelas contas que não tiveram nenhum login realizado nos últimos dois anos serão as primeiras a serem afetadas.

Não só o simples ato de fazer login, mas também atividades como enviar ou ler um e-mail pelo Gmail, armazenar alguma informação no Google Drive, baixar um aplicativo na Google Play Store, adicionar uma foto ao Google Fotos ou realizar uma pesquisa no Google enquanto está conectado à sua conta irão garantir a segurança do seu conteúdo.

A razão por trás dessa exclusão em massa

Segundo a vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, Ruth Kricheli, em declaração no mês de maio, a principal razão para essa nova política de exclusão de contas inativas é a segurança dos usuários.

Para Ruth, “se uma conta não foi usada por um longo período de tempo, é provável que esteja comprometida”.

A conclusão vem do fato de que contas inativas por muito tempo geralmente não passam pelas verificações de segurança regulares e muito provavelmente não estão com a autenticação de duas etapas ativa.

Quais as consequências de uma conta comprometida?

Uma conta comprometida do Google pode fornecer acesso a mensagens de e-mail e documentos que podem resetar senhas de outras contas e roubar identidades. Além disso, pode ser ponto de partida para outras atividades criminosas.

Portanto, se você possuir uma única conta Google e fizer login ao menos uma vez a cada dois anos, suas informações estarão seguras.

Entretanto, se você tiver várias contas, o ideal é verificar todas e fazer login periodicamente, pelo menos uma vez a cada 24 meses. Se você não lembrar os detalhes da conta, o Google tem um processo de recuperação de conta que necessita apenas um e-mail de recuperação ou número de telefone.

Dessa forma, suas contas inativas permanecem seguras e os seus dados pessoais, protegidos contra exclusão ou uso indevido.