Igreja avalia processar criadora de estatuetas de santos baseados em personagens famosos

Por: Redação Comunicar erro

A Igreja Católica estuda entrar na Justiça contra a criadora de estátuas de santos caracterizados como personagens da cultura pop. Ana Smile idealizou as peças e usa como base santos da igreja católica – São Benedito, Santo Antônio, São Judas, Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora das Graças – para confeccionar as estatuetas.

Mulher Maravilha, Bowie, Coringa, Frida Kahlo, Galinha Pintadinha, personagens da Disney e até uma diabinha estão entre os escolhidos pela artista de Brasília.

Em entrevista concedida ao G1 na segunda-feira, 22, Ana Smile contou que vem sofrendo ameaças. “Tem três ou quatro dias que alguém passou na loja e não gostou. Tinha uma peça minha na vitrine. Entrou, reclamou, chamou gerente, mandou e-mail para o dono da loja, criticaram de todas as formas. Pegaram cartão meu, entraram na página [do ‘Santa Blasfêmia’, vazaram meu telefone. Tenho WhatsApp de pessoa me xingando, desmerecendo meu trabalho. Tanto falando da forma mais educada e da mais grosseira também.”

Para o coordenador de comunicação da arquidiocese de Brasília, o padre João Firmino, as estatuetas são uma “afronta à fé” e a posição oficial da igreja é de repúdio.

“A gente quer evitar que se intensifiquem coisas que já estão acontecendo, como a artista e a dona da loja sofrendo ameaças. Mas isso é realmente uma afronta à fé. Não pela arte, a arte não é uma afronta à fé, mas como ela escolheu manifestar essa arte. Ela pegou várias imagens católicas e manifestou algo que em um primeiro momento até poderia ser divertido, mas é um elemento da fé. Acaba que é uma afronta a nós católicos”, disse.

Ana conta que a ideia de fazer as estátuas surgiu depois que ela viu um meme com a dupla Batman e Robin e a legenda: “Nossa Senhora de Bátima”.

Amigos viram o “santo estilizado” e passaram a encomendar peças. O trabalho foi crescendo e há cerca de um ano, ela decidiu criar uma página nas redes sociais para divulgar as estatuetas. Os objetos têm entre 30 centímetros e 55 centímetros e os preços variam de R$ 200 a R$ 400. As vendas são feitas pela web ou em uma loja na 306 Sul.

Veja a matéria completa no portal G1.

1 / 8
1
04:50
Netflix: “Indústria Americana” mostra choque de culturas
https://www.youtube.com/watch?v=VWbbLQ3xLNo Hoje a dica do "Cultura em Casa" é o documentário "Indústria Americana", lançamento original da Netflix. O filme mostra o …
2
06:04
Michael Jackson, culpado ou inocente? Séries exibem as duas versões
A nossa dica da semana é a sequência em dose dupla de documentários sobre a contraditória história das acusações contra …
3
05:26
Como os Beatles mudaram a minha vida — parte 3
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
4
06:05
Prepare-se: ‘Matrix 4’ vem aí com Keanu Reeves confirmado no elenco.
Você assistiu aos filmes da trilogia "Matrix"? Hoje a dica do "Cultura em Casa" é um convite para você mergulhar …
5
05:14
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 2
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
6
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
7
04:12
Netflix: ‘The Family- Democracia Ameaçada’ revela grupo secreto
A minissérie "The Family: Democracia Ameaçada", que pode ser vista na Netflix, mostra questões que te farão pensar em uma …
8
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …