Isabella Santoni volta a usar tranças e é criticada na web

Internautas acusaram a atriz – mais uma vez – de apropriação cultural

Por: Redação

Nesta quinta-feira, 26, Isabella Santoni compartilhou com seus seguidores do Instagram uma foto que gerou polêmicas. A atriz fez tranças afro no cabelo loiro e foi acusada de apropriação cultural.

isabella santoni
Crédito: Reprodução/InstagramIsabella Santoni fez tranças afro no cabelo loiro e foi alvo de críticas por apropriação cultural

Enquanto algumas pessoas elogiaram a mudança radical, teve gente que não gostou nem um pouco da transformação, alegando que o penteado é um símbolo de identidade da cultura negra.

Uma menina negra, aliás, argumentou: “Isso não é mimimi. É apropriação de algo que vocês nem sabem o que significa para nós. Em branco é maravilhoso, em preto é feio, né?”, disparou a internauta. “As pessoas nem sabem que tranças e dreads são um símbolo de resistência do povo negro!”, disse outro seguidor. “Apropriação cultural não passará”, protestou um terceiro.

View this post on Instagram

Trancei ✨🥰

A post shared by Isabella Santoni (@isabellasantoni) on

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que Isa Santoni passa por isso. Em meados de 2017, a atriz fez tranças bem parecidas com as de agora e foi alvo de críticas. “Muito fácil ter “estilo afro” sendo branca e nunca ter que passar por todos os preconceitos sociais que pessoas negras passam por assumir o mesmo estilo”, escreveu uma internauta em uma publicação do site na época em que a Catraca Livre noticiou o assunto.

O comentário mostra, de forma sucinta, um dos vários problemas que há no uso de tranças, dreadlocks, turbantes e outros elementos que não têm origem em culturas compostas majoritariamente por brancos, mas que algumas pessoas brancas querem usar mesmo assim.

Saiba no link abaixo por que é importante entender a apropriação cultural:

Compartilhe: