Luisa Sonza abre o jogo: ‘Menti que não tenho depressão’

Cantora fez desabafo emocionado no Twitter

Por: Redação

Luisa Sonza tirou a sexta-feira, 13, para conversar com os fãs. Por meio de seu Twitter, a cantora publicou uma sequência de mensagens revelando que, ao contrário do que disse anteriormente, ela sofre, sim, de depressão.

luisa sonza
Crédito: Reprodução/InstagramLuisa Sonza fez um desabafo nas redes sociais por não aguentar mais a pressão

Esposa de Whindersson Nunes, a famosa contou que vem enfrentando dificuldades para se sentir bem. “Eu estou cansada de fingir ser forte para vocês. Eu não sou tão forte assim, e isso me frustra muito. Mas eu não quero ser vista desse jeito. Triste”, iniciou.

Em setembro, o humorista revelou ter a doença e Luisa publicou um tuíte que levantou suspeitas de que ela também estaria sofrendo com o mesmo distúrbio. Contudo, na época, ela negou.

No entanto, ela diz, nas mensagens de hoje, que a situação é mais complicada. “Eu ando tendo que me esforçar mais do que nunca a não desistir de ‘ser feliz’ e ficar bem… E isso está me cansando. É uma merda. É uma merda você querer muito muito acordar feliz e simplesmente não conseguir. Não consigo mais ficar bem por muito tempo, e faz muito tempo que to assim, mas por diversas razões tenho que sempre ‘segurar a barra’ mas isso já me cansou, não aguento mais ‘ser forte’ isso é uma merda”, completou. “Eu menti para vocês que não tenho depressão, menti que está tudo bem. Não está, faz tempo. E eu estou cansada de fingir ser forte pra vocês. Eu não sou tão forte assim, e isso me frustra muito”.

Por fim, Sonza reafirmou que não deseja que a depressão a defina como pessoa na visão do público. “Só não vou mais fingir que sou a pessoa mais forte do mundo porque eu não sou. Desculpa. E eu espero não falar mais sobre isso, não vou ficar mostrando meu lado triste pra vocês, porque eu não quero que essa merda me defina. Porque eu não sou isso. E por mais que eu esteja muito casada e de saco cheio eu vou continuar tentando”.

Como saber quando se trata de depressão ou apenas tristeza?

A depressão é muito mais do que tristeza. Essa última tende a ser passageira, geralmente, despertada por algum evento, como morte ou fim de relacionamento. Já a depressão trata-se de uma doença psiquiátrica de caráter crônico e com crises recorrentes.

De acordo com o médico psiquiatra Fernando Fernandes, do Instituto de Psiquiatria da USP (IPQ), observar alguns sintomas pode dar uma pista de quando a tristeza faz parte de um quadro patológico. “Uma tristeza que não se resolve ao longo do tempo, muito desproporcional, sem motivos ou uma tristeza diferente de outras já vivenciadas diante de um problema semelhante são sinais que podem fazer pessoa suspeitar que aquilo não é uma tristeza normal”, explica.

E por mais que pessoas com depressão tenham sintomas parecidos, há níveis diferentes da doença, que vão de leve a grave com sintomas psicóticos. “Em geral, um jeito de medir a gravidade da doença é pela intensidade dos sintomas e pelo grau de incapacitação causada”, afirma Fernandes.

“Na depressão leve, a pessoa tem algum grau de prejuízo, mas vai tocando a vida. Para alguns, os sintomas podem parecer imperceptíveis. Na depressão moderada, os sintomas são evidentes e, na depressão grave, a pessoa tende à incapacidade”, completa o médico.

Sintomas

A depressão é uma doença multissistêmica, pois afeta vários sistemas e órgãos do corpo. Os sintomas a seguir são os mais comuns e podem ser divididos em três grupos:

Emoções e sentimentos:
-Tristeza
-Angústia
-Ansiedade
-Baixa auto-estima
-Insegurança
-Medo

Cognitivos:
-Diminuição da concentração
-Diminuição da memória recente
-Dificuldades de retenção das informações
-Pensamento mais lento
-Ideias pessimistas
-Visão niilista a respeito de si, do mundo, do futuro e dos relacionamentos

Físicos:
-Alterações do sono
-Alterações do apetite
-Aparecimento de dores pelo corpo
-Redução da energia
-Fadiga

Compartilhe:

1
Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar; confira outros finalistas
Finalmente foi divulgada a lista dos finalistas ao Oscar 2020 e uma das grandes surpresas para nós brasileiros foi a …
2
Davi (ex-Banda Uó) indica seus lugares favoritos em SP
Qual a relação entre uma batalha de vogue e o bairro oriental da Liberdade? Na cidade de São Paulo vivida …
3
Cenas de machismo que não queremos ver novamente no próximo BBB
Entramos na contagem regressiva para a estreia da 20ª edição do Big Brother Brasil (BBB), prevista para ir ao ar …
4
Adoniran Barbosa ganha documentário sobre sua vida e obra
Finalmente Adoniran Barbosa ganhará uma homenagem à altura de seu talento. O documentário "Adoniran - Meu Nome É João Rubinato" …
5
Netflix: ‘O Monstro ao Lado’ mostra os caminhos tortuosos da justiça
O documentário "O Monstro ao Lado" retrata o dramático processo de julgamento de John Demjanjuk, um pacato cidadão ucraniano que …
6
‘O Irlandês’, de Scorsese, na sua sala
"O Irlandês", filme do diretor Martin Scorsese é lançado na plataforma de streaming Netflix. Com um elenco de tirar o fôlego …
7
‘Inacreditável’: a série da Netflix que veio para surpreender
A série original da Netflix "Inacreditável" é baseada em um caso real e promete te fazer maratonar os 8 episódios …
8
03:50
‘Peaky Blinders’: sangue, navalhas e política na Netflix
A 5ª temporada da série "Peaky Blinders" vem recheada de situações inesperadas e roteiro sempre surpreendente narrando a saga da …