Luiz Carlos e Claudia Raia discutem sobre performance no MAM

O ator Ney Latorraca também deu sua opinião, a mais coerente da noite

Por: Redação | Comunicar erro
Luiz Carlos, Claudia Raia e Ney Latorraca discutem sobre performance no MAM

O “Altas Horas” de sábado, 7 de outubro, também foi marcado por uma intensa discussão sobre a performance realizada no MAM em que uma criança tocava as pernas e os braços de um homem nu deitado ao chão.

A sexóloga Laura Müller falava sobre como abordar questões de sexualidade na infância, e foi interpelada pelo ator Ney Latorraca.

O museu D’Orsay, em Paris, pediu pros pais levarem seus filhos pra ver pessoas nuas dentro do museu. Porque nas pinturas antigas está todo mundo sem nenhum pecado”, disse.

Laura Müller completou dizendo que isso é maravilhoso. “A gente não tá literalizando que uma pessoa tá pelada aqui na frente. A gente tá vendo uma arte, na história da arte, a gente tá explicando uma história. É perfeito para fazer uma educação sexual”, afirmou.

Em seguida, Claudia Raia levantou a bola sobre a performance no MAM. “Ou o que aconteceu com o MAM agora, que é um absurdo, né? A mãe tava levando a criança, a mãe deixou a criança tocar. Você é responsável pelo teu filho, ou você leva ou você não leva. Tudo começa em casa”, afirmou a atriz.

O cantor Luiz Carlos, vocalista do Raça Negra, deixou bem clara sua opinião sobre o que ocorreu no museu. “Eu, pessoalmente, não concordo que uma instituição assim, um museu, e uma mãe, peguem um homem nu… se você olhar a anatomia não tem problema nenhum. Mas eu acho horrível o que ela fez, deixando uma criança de 4 anos de idade tocar esse corpo. Ela poderia ter ensinado. E se a menina, na inocência dela, vai no órgão genital do cara?”, indagou o músico.

Prontamente, Claudia Raia fez questão de respondê-lo. “Mas sabe o que acontece? Aí é a educação de cada um. Como é que você vai interferir e dizer que a educação dessa mãe é errada? A gente não sabe como ela foi criada. Se ela foi criada de uma maneira mais livre? Como é que alguém faz um movimento na internet dizendo que é contra? Isso virou uma palhaçada. Todo mundo se mete na vida de todo mundo”.

Foi aí, então, que Ney Latorraca deixou sua opinião. Talvez a opinião mais sensata e coesa da noite. “A gente tem que tomar cuidado. A gente está num ano político, o próximo ano tem eleições, e estão usando esse tipo de censura pra castrar tudo o que a gente tentou durante toda a Ditadura Militar, o avanço nosso, agora querem voltar atrás. É um perigo muito grande. A gente tem que lutar pela liberdade, e fora censura total”, disse o ator, arrancando aplausos da plateia e dos convidados.

O ator Marcelo Serrado, inclusive, completou o raciocínio de Ney. “O Estado não pode dizer o que a gente tem que ver, ou não”, finalizou a discussão.

  • Entenda mais sobre a performance no MAM:

Compartilhe:

1 / 8
1
06:15
Marvel aposta em representatividade para seus próximos lançamentos
O painel da Marvel Studios no palco do Hall H, o maior auditório da San Diego Comic-Con, foi um dos …
2
03:58
Netflix: ‘Cuba e o cameraman’ registra a história nua e crua de Cuba
"Cuba e o Cameraman", de 2017, disponível na Netflix, é um registro de centenas de horas de gravações feitas por …
3
03:56
Netflix: ‘Capitão Fantástico’ é inspiração para a família toda
Chegou na Netflix o filme “Capitão Fantástico”, que faz sucesso entre adultos e crianças. Você vai se inspirar com a história …
4
05:57
15 memes imperdíveis sobre o governo Bolsonaro
Já ouviu falar em deep fake? A tecnologia usada para colocar o rosto de uma pessoa em outra em um …
5
05:57
Netflix: ‘Olhos que condenam’, quando a justiça não é cega
"Olhos que condenam" é uma minissérie com 4 episódios que conta a história real de um dos maiores e mais …
6
02:59
A origem dos filmes da Disney
No vídeo de hoje, a nossa correspondente Taty Leite, do Canal Vá Ler um Livro, conta sobre como os filmes …
7
01:17
Conheça as obras de Robert Mapplethorpe
O jornalista Gilberto Dimenstein foi ao museu Guggenheim, em Nova Iorque e comenta a carreira do fotógrafo Robert Mapplethorpe, que …
8
03:04
Netflix: comédia argentina fala sobre arte e amizade
O cinema argentino nos brinda com mais um grande filme, disponível agora na Netflix. “Minha obra-prima” é um filme para …