Os faroestes preferidos de Tarantino estão disponíveis no Netflix

Assista à três clássicos do gênero lançados na década de 1960

Gangues, sangue e cheiro de pólvora. O diretor Quentin Tarantino é fã assumido de filmes faroestes. Tanto é assim que ele dirigiu em 2012 um filme do gênero, o sangrento “Django Livre”, e está rodando o segundo, o “The Hateful Eight”, com previsão de estreia para o final deste ano.

Tarantino divulgou recentemente uma lista com seus 20 faroestes favoritos. Confira a seleção completa aqui. Abaixo, confira três deles que estão disponíveis para assistir no Netflix.

“Três Homens em Conflito” (1966)

Clint Eastwood, o Bom, faz o papel de um homem taciturno e solitário à procura do esconderijo de barras de ouro roubadas. Mas ele não está sozinho nessa caçada: Mau (Lee Van Cleef) e Feio (Eli Wallach) também querem colocar a mão nesse tesouro. O título original do filme – Il Buono, il Brutto, il Cattivo – é uma irônica citação à exaltação de heróis. Típico “spaghetti-western” que virou sucesso.

 “Era Uma Vez no Oeste” (1968)

Nos idos de 1870, em um povoado do Oeste americano, Brett McBain e seus filhos são mortos impiedosamente pelo bando do perverso Frank, pouco antes da chegada de Jill, uma prostituta com quem Brett se casara em New Orleans. Frank deixa indícios de que seu meio irmão Cheyenne é o autor da chacina, ao mesmo tempo em que tenta obrigar a viúva a leiloar a sua propriedade recém-herdada. Mas, Harmonica, um misterioso e impassível pistoleiro que viera à localidade no encalço de Frank, para vingar a morte de seu irmão, consegue capturar Cheyenne. Ele arremata as terras em leilão, com o dinheiro da recompensa, e as devolve à viúva. Entretanto, ela também é ameaçada pelo inescrupuloso Morton, representante dos interesses de uma ferrovia. Todo este complicado roteiro converge para o inevitável duelo entre Frank e Harmonica.

“Por Um Punhado de Dólares” (1964)

Logo que chega em San Miguel, uma cidadezinha rude, um pistoleiro (Clint Eastwood) é recebido por dois grupos rivais de contrabandistas e passa a receber ofertas das duas gangues em troca de sua lealdade. Ele aceita as duas propostas e planeja destruir as duas gangues, desmascarando os criminosos.Por Um Punhado de Dólares inaugura um novo estilo cinematográfico – o “western spaghetti”. Quando Eastwood foi chamado pelo diretor italiano para atuar como “O Homem sem Nome”, o filme ainda se chamava “O Estranho Magnífico”.