Pai de gêmeos de seis anos relata história de filha trans

Por: Talitha Adde

O britânico Matt Downes, de 37 anos, é pai de de gêmeos de seis anos de idades. Em entrevista ao site ‘The Daily Mail’ o homem revelou que desde os 18 meses de idade já percebia uma mudança de comportamento em um de seus filhos. Lily, como pede para ser chamada por amigos e familiares, é transexual.

O pai contou que desde pequena a garota sempre optou por brinquedos e roupas ditas femininas. Enquanto Olly, seu irmão, gostava de jogar futebol e ler revistas, Lily preferia fantasias com ‘temas femininos’ e livros sobre fadas.

Matt disse que a família apoia a decisão da filha, mas o único que não parece concordar é Olly. “Certo dia ele disse para minha esposa que tinha perdido o irmão”, afirmou o pai para o ‘The Daily Mail’.

Ao site britânico o homem descreveu alguns pontos que conseguiu perceber em sua filha que a identifica como transexual. “Quando tinha quase dois anos Lily pedia bonecas de presentes e se vestia como fadas, enquanto Olly gostava de vestir-se como o Batman”, disse.

O pai revelou que desde os 18 meses de idade já percebia uma mudança de comportamento em um de seus filhos

Ele comentou: “O ponto crucial foi na pré-escola. Nas três primeiras semanas nós pedimos para que a professora a observasse. Ela disse que ao mesmo tempo que Olly passava o dia jogando bola com os garotos, Lily ficava fantasiada de fada e somente relacionava-se com um grupo de mulheres”.

Matt também revelou o momento em que ele e a esposa decidiram apoiar a decisão da filha. “Eu achei mais desafiante. Eu achava que ela deveria vestir-se com uma roupa de time de futebol. Rosei (a esposa) foi mais aberta. Ela trabalhou como cabeleireira e conheceu outras pessoas transexuais”, revelou.

Agora, ao mesmo tempo em que os pais celebram o novo momento de vida da filha, eles tentam conscientizar Olly para respeitar a decisão da irmã. Ambos também se esforçam para entender as questões de identidade de gênero que envolvem a filha.