Patrícia Poeta é criticada por reforçar preconceito contra pitbulls

Apresentadora se esquivou de cachorro durante programa e telespectadores desaprovaram a atitude dela

Por: Redação

A reação de Patrícia Poeta durante um quadro do programa “É de Casa”, da Globo, no último sábado, 4, chamou atenção dos telespectadores. A apresentadora recebia o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, que falava sobre os cachorros da raça pitbull.

A conversa visava justamente quebrar o estigma sobre a agressividade que recai sobre esses cães. Rossi explicou que eles são, em sua grande maioria, dóceis com humanos e que apenas algumas linhagens têm tendência a ser mais agressivas. “Normalmente eles são mais agressivos com outros cachorros do que com pessoas”, destacou o especialista.

patrícia poeta com pitbull
Crédito: Reprodução/GshowPatrícia Poeta é criticada por reação na presença de pitbull

Apesar da explicação de Rossi, a apresentadora não se mostrou nenhum pouco à vontade na presença de um pitbull, que acompanhava o especialista, e se esquivou por diversas vezes quando o cão se aproximava.

“Posso passar a mão?”, perguntou a apresentadora. “Você pode passar, pode abraçar ele. Ele e extremamente dócil”, garantiu Alexandre.  “Abraçar eu não vou abraçar não, Rossi. É de um pitbull que a gente está falando”, disse Patrícia, que tentou fugir das lambidas do animal e se recusou a fazer carinho nele.

No Twitter, os telespectadores reagiram criticando a posição da apresentadora:

Agressividade depende da criação

Os cães da raça pitbull são há muito tempo marginalizados pela sociedade e muito dessa má fama se deve ao adestramento que recebem e  à situação em que são criados. Por conta da musculatura robusta e da força física, eles costumam ser submetidos a rinhas, como foi mostrado no recente caso de resgate de 17 cachorros da raça em Sabará, Minas Gerais.

Além de viverem presos a correntes curtas, os animais tinham alimentação e água insuficientes, lesões na pele e eram mantidos em péssimas condições, além de serem estimulados a brigar entre si.

O que nem todo mundo sabe e é preciso esclarecer é que os pitbulls podem, sim, ser criados para um convívio pacífico com pessoas e outros animais. Especialistas defendem que, quando a socialização é feita logo nos primeiros meses de vida do cachorro, as chances de eles se tornarem dóceis são enormes.

Isso também pode acontecer mais tarde. Muitos, inclusive, que são resgatados de rinhas ou tiveram histórico de ataques a pessoas são reabilitados com sucesso.

Hoje existem até organizações especializadas no manejo e resgate de cães da raça pitbull. É o caso da Pitcão e o Projeto Vida Pitbull.

Saiba como ajudar:


Imagem Carnaval Sem Assedio
1
A eterna campanha para desqualificar ‘Democracia em Vertigem’
A menos de uma semana do Oscar, o documentário “Democracia em Vertigem” volta a ser alvo de ataques. Desta vez, …
2
Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar; confira outros finalistas
Finalmente foi divulgada a lista dos finalistas ao Oscar 2020 e uma das grandes surpresas para nós brasileiros foi a …
3
Davi (ex-Banda Uó) indica seus lugares favoritos em SP
Qual a relação entre uma batalha de vogue e o bairro oriental da Liberdade? Na cidade de São Paulo vivida …
4
Cenas de machismo que não queremos ver novamente no próximo BBB
Entramos na contagem regressiva para a estreia da 20ª edição do Big Brother Brasil (BBB), prevista para ir ao ar …
5
Adoniran Barbosa ganha documentário sobre sua vida e obra
Finalmente Adoniran Barbosa ganhará uma homenagem à altura de seu talento. O documentário "Adoniran - Meu Nome É João Rubinato" …
6
Netflix: ‘O Monstro ao Lado’ mostra os caminhos tortuosos da justiça
O documentário "O Monstro ao Lado" retrata o dramático processo de julgamento de John Demjanjuk, um pacato cidadão ucraniano que …
7
‘O Irlandês’, de Scorsese, na sua sala
"O Irlandês", filme do diretor Martin Scorsese é lançado na plataforma de streaming Netflix.Com um elenco de tirar o fôlego …
8
‘Inacreditável’: a série da Netflix que veio para surpreender
A série original da Netflix "Inacreditável" é baseada em um caso real e promete te fazer maratonar os 8 episódios …