Roberto Justus indigna web com discurso absurdo sobre coronavírus
O empresário considerou a covid-19 uma 'gripezinha' e diz que isolamento social é pior pra economia do que as mortes geradas pela pandemia
O empresário Roberto Justus indigna web com discurso absurdo sobre coronavírus, divulgado na internet, no domingo, 22. Ele diz que vírus se trata de uma ‘gripezinha’, assim como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e afirma que há uma ‘histeria desproporcional’ e que ‘apenas 10% a 15% dos velhinhos vão morrer’
“Você vai ver a vida devastada da sociedade na hora do colapso econômico, dos pobres não terem o que comer, das empresas fecharem, desemprego em massa, não dá para comparar com um ‘virusinho’, que é uma ‘gripezinha’ para 90% das pessoas”, disse Justus.
As vidas humanas transformadas em percentagens por Roberto Justos não refletem a realidade. Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 mil pessoas já foram infectadas, em quase todos os países do mundo.
“A pandemia está acelerando. Foram necessários 67 dias a partir do primeiro caso relatado para alcançar os primeiros 100 mil casos, 11 dias para o segundo 100 mil e apenas 4 dias para o terceiro 100 mil”, disse Tedros em coletiva de imprensa.
O coronavírus deixou pelo menos 15.300 mortos em todo o mundo, mesmo com todos os esforços globais para conter o vírus e isolamento social em larga escala. Sem isso, a situação seria ainda pior. O dado foi divulgado, nesta segunda-feira, 23, pela Universidade John Hopkins, que mantém um monitoramento em tempo real da pandemia de Covid-19.
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento