Últimas notícias:

Loading...

Madonna 60: As principais polêmicas e curiosidades da cantora

A rainha do pop completa 60 anos nesta quinta-feira, 16, e continua sendo uma das vozes mais importantes da música mundial

Por: Redação
Madonna
Crédito: Reprodução/FotoMontagemMadonna completa 60 anos e continua sendo uma das artistas mais importantes e influentes do mundo

Polêmica, talentosa, controversa, desafiadora. Os adjetivos são poucos quando o assunto é Madonna, uma das artistas mais importantes do século XX, de notória e inegável influência ainda nos dias atuais.

Há 60 anos, em 16 de agosto de 1958, nascia Louise Ciccone, que mais tarde ficaria conhecida mundialmente por seu nome artístico, ou simplesmente como a rainha do pop.

Em décadas de carreira, foram mais de 10 álbuns lançados, cerca de 300 milhões de discos vendidos, segundo a Warner Music, além de ocupar as duas primeiras posições entre as turnês femininas mais lucrativas da história.

Desde o começo do fenômeno Madonna, Louise tem se mostrado uma mulher além de sua época, e isso era evidente nas letras de suas composições, videoclipes e performances.

Feminista, defensora dos direitos LGBTs, uma das poucas artistas que abraçaram a causa do HIV nos idos de 1980 e 1990 quando a doença começou a se espalhar pelo mundo, Madonna cantou sobre a liberdade feminina e a importância de não ser submissa ao homem – “Express Yourself” – e transpareceu o luto pela perda de amigos por causa da epidemia de Aids em “In This Life“.

Fato é que Madonna acumula uma verdadeira história de sucesso regrada a polêmicas e muitas curiosidades.

Abaixo, Catraca Livre lista alguns desses detalhes.

CURIOSIDADES

1 – Madonna possui o mesmo nome de sua mãe, cuja descendência é franco-canadense e seu pai tem sangue italiano.

2 – Uma das principais paixões da performer de “Vogue” são os cavalos. O hobbie, entretanto, já rendeu algumas cicatrizes para a artista. Em seu aniversário de 47 anos, por exemplo, Madonna caiu de um cavalo fraturando a clavícula, uma mão e três costelas. Na ocasião, ela estava estreando um chicote de couro com suas iniciais que ganhou do amigo e fotógrafo Steven Klein.

Madonna Vogue
Crédito: Reprodução/YouTubeMadonna no clipe de “Vogue”

3 – O clipe de “Like a Prayer” um de seus maiores hits é também um dos mais controversos de sua carreira. Nele, Madonna expõe sexualidade e religião, os ingredientes necessários para provocar a ira dos conservadores da época. Não à toa, a cantora foi bastante criticada pela obra e chegou a ter um comercial de uma importante marca de refrigerantes na TV barrado.

4 – Falando em clipes polêmicos, Madonna tem praticamente uma coleção de produções que deram o que falar. Além do já citado “Like a Prayer”, o audiovisual da canção “Justify My Love” foi considerado “adulto” demais, chegando a ser barrado pela própria MTV que se recusou a exibi-lo. O “feito” voltou a se repetir cerca de uma década depois em “What It Feels Like for a Girl”. No entanto, a famosa foi recompensada com a insistência da emissora musical norte-americana que não parava de exibir “Erotica”, mais uma das produções polêmicas da cantora.

5 – Embora tenha ficado famosa por sua atuação nos palcos, Madonna também é atriz e, inclusive, venceu um Globo de Ouro em 1997 por sua atuação no filme “Evita”. No mesmo ano, ela sagrou-se vencedora de um Oscar de melhor canção original por “You Must Love Me”. Por fim em 2012, a famosa abocanhou outro Globo de Ouro de melhor canção original por “Masterpiece”.

Bônus 1 – O papel de Mulher-Gato interpretado por Michelle Pfeiffer em “Batman, o Retorno”, inicialmente foi oferecido a Madonna. Mas a artista fez uma série de exigências que lhe custou o papel, e ela foi substituída por Michelle.

Bônus 2 – A apresentação de Madonna com o maior número de pessoas em um único show aconteceu em solo brasileiro, mais precisamente em 6 de novembro de 1993, quando ela cantou para cerca de 120 mil no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Já em sua terceira passagem pelo Brasil para uma apresentação em 2012, a rainha do pop não conseguiu repetir o feito, e os ingressos para seus shows precisaram ser vendidos “dois por um”, evitando assim um eventual estádio vazio. Desde então, a performer lançou nova turnê, mas não contou com passagem pelo país.

Madonna
Crédito: Reprodução/Instagram@madonnaMadonna completa 60 anos nesta quinta-feira, 16

POLÊMICAS

1 – O sexo, ou melhor a sexualidade, sempre foi parte importante da carreira de Madonna, tanto que em 1990 ela causou ao simular masturbação ao vivo no palco, durante performance de “Like a Virgin”, na turnê Blond Ambition. A cantora chegou a ser ameaçada de prisão pela polícia do Canadá caso ela voltasse a repetir os gestos no país.

2 – Ao longo de toda sua carreira, Madonna colecionou polêmicas com religião, principalmente o cristianismo, e foi ser excomungada algumas vezes por suas declarações ultramodernas e bem à frente do conservadorismo cristão.

3 – Nos anos 1990 Madonna lançou um de seus trabalhos de maior repercussão, “Erotica”, que veio acompanhado do livro “Sex” que mostra a cantora do jeitinho que veio ao mundo, insinuando cenas de estupro, sexo e relações homoeróticas.

Madonna
Crédito: Reprodução/YouTubeMadonna em Erotica

4 – Em 2003, a rainha do pop subiu ao palco do MTV Awards para uma apresentação ao lado de Britney Spears e Christina Aguilera. O auge da performance foi exatamente quando a cantora deu um beijinho na boca de suas discípulas em uma época em que beijos homoafetivos em público ainda era um tabu longe de ser quebrado.

5 – Assim como seu livro, o documentário “Na Cama Com Madonna” deu o que falar e a artista chegou a ser processada por três dançarinos que alegaram invasão de privacidade, fraude e imposição intencional de sofrimento emocional.

Bônus 1 – Como já dito, religião sempre foi um dos assuntos preferidos de Madonna, tanto que em 2006 ela polemizou ao cantar “Live to Tell” crucificada durante a turnê Confessions Tour – que foi um verdadeiro sucesso de bilheteria.

Bônus 2 – Atualmente, Madonna vive em Lisboa, Portugal, com alguns de seus filhos. A estadia da famosa em solo europeu, como não poderia deixar de ser, também tem suas polêmicas à parte. Isso porque acredita-se que houve um suposto favorecimento recebido pela mesma das autoridades portuguesas, que envolve um visto de residência especial concedido a cantora, e tudo isso aconteceu após uma reunião da artista com uma ministra de Portugal.

Compartilhe:

Tags: #Famosos