Veja novelas que foram acusadas de plágio
Escrever uma boa dramaturgia que emplaque na audiência e agrade ao público não é tarefa fácil. Em meio às dificuldades criativas enfrentadas por muitos novelistas para montar um bom roteiro, alguns recorrem às obras consagradas da literatura, outros, entretanto, optam por plagiar seus colegas de profissão na cara dura.
Veja abaixo cinco novelas que foram consideradas plágio de alguma obra já existente.
AVENIDA PERU
- Os melhores destinos da América Latina para visitar em 2025
- A história dos consoles: uma linha do tempo das principais gerações
- Os ‘vilões’ da dieta que podem ser seus melhores aliados, segundo estudo inglês
- Esta gordura pode aumentar o risco de doenças cardíacas
A novela Avenida Brasil foi um dos maiores sucessos de audiência da Rede Globo nos últimos anos. Escrita por João Emanuel Carneiro, a obra fez tanto sucesso que teve seus direitos de exibição vendidos para mais de 150 países.
O Peru, entretanto, não quis pagar para exibir a história, e criou sua própria versão sem se preocupar em esconder a inspiração e nomeou a trama de “Avenida Peru”.
ALMA GÊMEA
Um dos maiores sucessos da carreira de Walcyr Carrasco, Alma Gêmea, que foi ao ar em 2005, teria sido inspirada em uma obra da autora Shirly Costa Ferreira, que moveu processo contra a Globo para impedir a exibição do folhetim por ser uma cópia de seu livro “Rosáceo”.
TOPÍSSIMA
Recentemente, a Rede Record anunciou o nome daquela que seria sua próxima dramaturgia, mas após polêmicas, o canal desistiu da ideia.
Se fosse ao ar, o folhetim se chamaria Topíssima, e ganhou comparações com Belíssima, produção de sua concorrente.
SETE PECADOS
Walcyr Carrasco voltou a ser acusado de plágio em 2007, com a trama Sete Pecados. Letícia Dornelles, do SBT, acusou o novelista de plagiar várias expressões e temáticas usadas em “Amigas e Rivais”, que foi ao ar no canal de Silvio Santos.
Cobras & Lagartos
Um dos maiores sucessos de João Emanuel Carneiro, Cobras & Lagartos foi acusada de ser um plágio do filme “Linha de Passe”, do diretor Walter Salles, que apontou a semelhança entre sua produção e a novela global.
Na ocasião, Salles contatou a Globo que resolveu regravar algumas cenas, modificando características do personagem. Na ocasião, a empresa atenuou o caso dizendo que as denúncias não passaram de um “mal entendido”.
Leia também: