WhatsApp terá login sem autenticação por SMS; veja como vai funcionar
Entenda as mudanças na segurança do WhatsApp, que vai substituir o método de autenticação de dois fatores
Uma novidade aguardada pelos usuários do WhatsApp está prestes a ser lançada: a função de autenticação por chave de acesso.
A funcionalidade, também conhecida como passkey, promove uma forma mais segura e eficiente de acessar a conta, substituindo o tradicional SMS de dois fatores.
A previsão é que essa feature seja liberada de forma gradativa para todos os usuários Android nas próximas semanas a meses, conforme a Meta, proprietária do aplicativo.
- Trancoso: saiba como o clima define a experiência de viagem e escolha consciente
- Ibis oferece 3º hóspede grátis em hotéis de todo o Brasil
- Por que, segundo especialistas, esta bebida ajuda a prevenir o Parkinson
- Alimento responsável por 6 mortes por hora no Brasil
Usuários de iPhone, no entanto, ainda aguardam uma data oficial para a disponibilização da função. A expectativa é de que a espera não seja muito longa, tendo em vista a importância da marca no mercado de smartphones e o grande número de usuários WhatsApp que o sistema IOS abrange.
Como configurar a chave de acesso no WhatsApp?
Para a configuração do recurso de chave de acesso, alguns pré-requisitos são solicitados. O primeiro deles é o fato do aparelho rodar o sistema operacional Android 9 ou posterior.
Além disso, o usuário precisa ter uma conta Google vinculada, a configuração de bloqueio de tela ativada e a versão mais atual da Google Play Store instalada.
A partir daí, a configuração é simples:
- Dentro do aplicativo do WhatsApp, é necessário ir às “Configurações”;
- Em seguida “Chaves de Acesso”;
- Agora é só optar por “Criar uma chave de acesso”;
- Por fim, pressionar “Continuar” e ativar a sua chave.
O que é a tecnologia de chave de acesso (passkey)?
A tecnologia de chave de acesso é uma maneira de facilitar o login em sites e aplicativos sem que seja necessário informar o nome de usuário e senha.
Através do uso de impressões digitais, biometria facial ou PIN (senha numérica do celular), esta tecnologia permite a entrada na conta de um usuário.
Trata-se de uma alternativa mais simples e segura, eliminando a necessidade de administração de múltiplas senhas e anulando a autenticação por SMS que, dentre outros problemas, se mostra menos segura.
Quem mais usa a tecnologia de chave de acesso?
A tecnologia da passkey já está sendo utilizada por diversos gigantes do mercado digital. Entre eles, o Google, Instagram, Adobe, Uber, Nintendo, Nvidia, OnlyFans, PayPal, TikTok e Amazon.
Com a nova inclusão do WhatsApp, fica ainda mais evidente o alcance da tecnologia e seu potencial de crescimento estratégico para as empresas que buscam aliar segurança à experiência do usuário.