Saiba como acabar com pelos encravados e 7 truques para evitá-los

Mudanças na sua rotina de cuidados da pele ajudam a evitar manchas, inflamações e outros problemas desconfortáveis do dia a dia

Por: Redação Comunicar erro

Pessoas que fazem a barba ou se depilam com bastante frequência costumam enfrentar pelos encravados, um problema desenvolvido pelo próprio fio, que, ao ter dificuldades para romper a camada mais superficial da pele, se curva para dentro do folículo.

O pelo preso é reconhecido pelo corpo como algo estranho, gerando uma reação inflamatória semelhante à das espinhas, que tende a coçar, doer e até formar pus. Quando a inflamação é causada por uma bactéria, a situação se agrava, podendo evoluir para a indesejada foliculite.

Processo de formação de um pelo encravado
Crédito: iStock | yomogi1Processo de formação de um pelo encravado

Áreas do corpo como pescoço, virilhas e axilas costumam ter muitas dobras, sendo, portanto, mais suscetíveis a atritos, considerados as principais causas para a formação de pelos encravados, assim como o uso de roupas muito apertadas, alterações hormonais, baixa imunidade e feridas na pele.

Mas não são apenas os fatores externos que influenciam no desenvolvimento desse problema. Qualquer parte do corpo onde há crescimento de pelos está vulnerável ao encravamento, principalmente em regiões que costumam ficar mais aquecidas.

O calor, além de favorecer a umidade e, a inflamação dos poros, estimula a oleosidade e a transpiração excessivas, que obstruem os folículos e dificultam a saída do pelo.

Pelo encravado com pus
Crédito: iStock | pobladurafcgPelo encravado com pus

Pelos encravados não exigem necessariamente a ajuda de um profissional para serem combatidos, pois nosso corpo dá conta de eliminar a inflamação naturalmente, com a manutenção da assepsia do local e a redução de atritos e superaquecimentos da pele.

Contudo, caso o problema persista, o ideal é procurar um dermatologista, que pode orientar os produtos e remédios corretos a serem aplicados na lesão.

Mulher passando hidratante na perna
Crédito: iStock | simarikPassar hidrantes é um dos primeiros passos para evitar pelos encravados

Mesmo se você não sofrer com pelos encravados frequentemente, invista em cuidados simples e cotidianos que evitam a inflamação dos folículos e possíveis agravamentos posteriores.

Para isso, confira uma seleção de 7 truques que a Catraca Livre Estilo listou, pensando em ajudar você a ter uma pele livre de lesões. Olha só:

  • Mantenha a pele limpa e hidratada

Lavar o corpo com sabonetes antissépticos é uma boa dica para quem costuma ter pelos encravados, pois é possível remover o excesso de resíduos do meio ambiente que se acumulam nos poros, assim como suavizar a oleosidade. Antes de se depilar ou barbear, esse processo é fundamental.

Caso entre em contato com a água de piscinas, mares, banheiras, jacuzzis ou de outros espaços públicos, lave bem o corpo com sabão neutro ou antibactericida, para evitar a proliferação de bactérias.

Mas atenção! O uso exagerado desses sabonetes especiais aumenta a produção de óleos e elimina bacteriais essenciais para a saúde da pele.

Outra dica é nunca esquecer do hidratante, não apenas após aparecer pelos encravados, mas cotidianamente, para evitar que o problema se agrave.

  • Não use roupas justas e grossas

Nas áreas conhecidas pela formação de pelos encravados, evite o contato com tecidos grossos e sintéticos, que agridem a região e dificultam a transpiração. Ficar com roupas molhadas por muito tempo também é uma prática a ser abolida.

Após se depilar, use calças ou saias bem largas para permitir que a pele respire.

  • Pense muito bem antes de se depilar

Depilações com lâminas provocam micro lesões na pele, que podem servir como porta de entrada para microrganismos e levar à inflamação. Se fizer questão de usar o barbeador, opte por um novo e bem afiado, assim você evita infecções e corta o fio de uma só vez, sem repetir o atrito.

Enquanto isso, as depilações com cera alargam os folículos, tornando-se passíveis ao acumulo de bactérias. Outra desvantagem é a agressão à pele feita pelo movimento de puxar, que leva o sangue à superfície. Ao entrar em contato com o Sol, o ferro dos glóbulos oxidam e escurecem a região.

Se você não consegue abandonar de vez a depilação, invista em remoções à laser, que destroem a matriz do pelo e evitam que se encravem novamente.

  • Esfoliações podem te salvar

Apostar em métodos esfoliantes auxilia na remoção de células mortas, o que libera espaço para os pelos crescerem livremente, além de serem usados para solucionar casos simples de encravamento.

Açúcar com mel, farinha de arroz com leite e fubá com azeite são algumas das receitinhas caseiras que você pode investir para esfoliar a pele e mantê-la hidratada, aplicando-as de 2 a 3 vezes por semana.

  • Pomadas anti-inflamatórias

Se o quadro se agravar, aplique pomadas para espinha ou antibióticas, que ajudam a desinflamar a região, evitando a proliferação de bactérias e possíveis manchas ou cicatrizes.

Produtos com ativos como ureia, ácido salicílico, peróxido de benzoíla, ácido retinoico e ácido glicólico aceleram ainda mais o combate aos pelos encravados.

  • Adstringente com talco para manter a pele seca

Depois de fazer a assepsia e a esfoliação da pele antes da depilação, passe uma camada de loção adstringente e, quando secar, outra de talco.

O pó, que pode ser substituído por amido de milho, reduz a umidade do pelo e facilita a aderência da cera ou da lâmina, diminuindo os atritos ao se depilar ou barbear.

  • Gelo para acalmar a pele

Feita a remoção dos pelos, a pele terá sofrido o rompimento dos vasos sanguíneos ligados aos folículos, o que estimula a inflamação.

Para amenizar o quadro, pressione uma compressa gelada sobre as áreas depiladas, diminuindo, assim, a dilatação dos vasos e a aberturas dos poros.


1 / 4
1
01:46
O que há por trás dos penteados da Sansa em Game of Thrones
Nada é por acaso. Cada penteado, roupa e cor utilizado por Sansa Stark de Game of Thrones tem um significado. …
2
01:02
Artista mostra a beleza das estrias e da menstruação
Os trabalhos de Cinta Tort tem como objetivo ressignificar temas tabus do corpo feminino, como as estrias, os mamilos e …
3
50s
Como transformar uma legging em uma uma blusa cropped
Aprenda a transformar uma calça legging em uma blusa cropped sem precisar costurar nada. Gostou? Deixe um like e siga …
4
04:41
DIY: Pulseiras das casas de Hogwarts
Grifinória, Sonserina, Corvinal ou Lufa-lufa? Qual a sua casa de Hogwarts preferida? Aprenda a faze pulseiras inspiradas em cada uma …